Em acompanhamento aos direitos das pessoas privadas de liberdade, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou uma inspeção técnica na Unidade de Tratamento Penal de Cariri, cidade a 257 km de Palmas. A ação foi realizada pelo Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso (Nadep), pela 4ª e 14ª Defensoria Pública de Execução Penal de Gurupi.
Segundo o Nadep, a vistoria à unidade penal masculina teve como objetivo verificar, in loco, as condições estruturais e de funcionamento, a estrutura física, condições gerais de custódia, além de outros fatores que impactam diretamente os direitos das pessoas privadas de liberdade.
Participaram dos atendimentos os defensores públicos Adir Pereira Sobrinho e Magnus Kelly Lourenço de Medeiros, as servidoras Thaíla Nogueira Lino, Beatriz Silva Sousa, Lorena Batista Ramalho e Taivan Barbosa Coelho e os servidores Josevando Amorim e Leandro Bezerra de Sousa.
As inspeções da Defensoria Pública fazem parte de um trabalho contínuo da Instituição para acompanhamento das condições de tratamento e funcionamento dos estabelecimentos penais do estado, contribuindo para a garantia dos direitos humanos e o cumprimento da legislação de execução penal. Entre os pontos observados nessas ações estão assistência à saúde, alimentação, segurança e acesso à assistência jurídica.