edit Editar esse Conteúdo

PUBLICAÇÕES

Publicado em 30/10/2025 10:39
Autor(a): ESDEP

Publicações Científicas da ESDEP

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (ESDEP) atua ativamente na organização e publicação de trabalhos científicos. Essas publicações visam fomentar a pesquisa, a produção e a difusão do conhecimento nas áreas de atuação da Defensoria Pública, sendo veiculadas por meio de revistas científicas e livros (impressos ou digitais).

Tipos de Publicações:

  • Revistas Científicas:

    • Revista Jurídica da Defensoria Pública do Estado do Tocantins – Adsumus: Um periódico científico dedicado à publicação de trabalhos inéditos. A revista contribui com a produção, difusão do conhecimento e o desenvolvimento das áreas de atuação e atribuições da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Os trabalhos podem ser elaborados individualmente ou, no máximo, por três autores, com coautorias claramente explicitadas.

    • Revista ARANDU - Norteando Direitos - Revista Científica das Defensorias Públicas dos Estados da Região Norte do Brasil: Um periódico que reúne a produção científica das Defensorias Públicas da Região Norte, promovendo o intercâmbio de conhecimento e a visibilidade de pesquisas relevantes para a área.

  • Livros (Impressos ou Digitais): Publicações de obras completas que aprofundam temas específicos, contribuindo para a doutrina e a prática jurídica.

Quem Pode Publicar:

  • Para Revistas (Adsumus e ARANDU):

    • São aceitos textos científicos de qualquer pessoa que possua, no mínimo, uma graduação completa e que deseje submeter um trabalho científico. Os trabalhos podem ser submetidos nas seguintes formas: artigo de revisão, artigo original, parecer, resenha e comunicação breve.

  • Para Livros (Impressos ou Digitais):

    • As publicações são realizadas por membros e servidores da Defensoria Pública, além de pessoas externas que são convidadas por meio de editais próprios.

Como Submeter ou Acessar:

Mais Informações:

Para dúvidas ou mais detalhes sobre as publicações científicas, entre em contato através dos seguintes canais:

keyboard_arrow_up