edit Editar esse Conteúdo

Tocantins integra reunião com Escolas Superiores e Centro de Estudos das Defensorias Públicas

Publicado em 11/09/2020 14:21
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Diretor-geral da Esdep, defensor público Neuton Jardim, participou da reunião online - Foto: Reprodução / sistema de viodeconferência


Representantes das Escolas Superiores e Centros de Estudos das Defensorias Públicas de todos as regiões do país se reuniram por videoconferência na quarta-feira, 9, para discutir temas em comum das instituições. Na ocasião, o diretor-geral da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) do Estado do Tocantins, defensor público Neuton Jardim, representou a Instituição tocantinense.

Durante o encontro, houve a eleição para a escolha do coordenador-geral da Comissão Especializada em Escolas Superiores e Centro de Estudos das Defensorias Públicas do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege). Por unanimidade, o nome do defensor público Rafael Brasil, da Defensoria Pública de Goiás foi aprovado como coordenador-geral. A coordenação adjunta ficou com o estado do Amazonas e a secretaria com São Paulo.

Representatividade

Outro ponto de discussão foi a questão de representatividade nos eventos. Segundo Neuton Jardim, ficou definido que será apresentada às Defensorias Públicas uma orientação para que nos eventos realizados pelas Instituições tenha uma igualdade de gênero e raça. “Isso vai ser deflagrado para defensores públicos-gerais para que cada estado regulamente isso”, destacou o diretor-geral da Esdep ao acrescentou que também deve ser criado um banco integrado de palestrantes.

A reunião discutiu, ainda, as capacitações e/ou educação em direitos neste período de pandemia e a possibilidade de realização de eventos em conjunto.

keyboard_arrow_up