edit Editar esse Conteúdo

Segunda turma recebe capacitação no Workshop para Elaboração de Projeto de Pesquisa

Publicado em 03/05/2019 15:11
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
Servidora Rose Dayanne Santana foi uma das palestrantes - Foto: Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO



Mais uma etapa do Workshop para Elaboração de Projeto de Pesquisa aconteceu nesta sexta-feira, 3, no Instituto 20 de Maio, em Palmas. Cerca de 20 pessoas participaram da segunda turma da atividade que apresenta estratégias para elaboração de projetos para Mestrado e Doutorado. O Worshop é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).

Participaram da capacitação servidores da DPE-TO, da Prefeitura de Palmas e do Ministério Público Estadual (MPE). Assessora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher, a servidora Francielis Vargas aprovou a capacitação. “O workshop ofertado pela Esdep me permitiu conhecer não só a parte técnica das etapas para elaboração de um projeto de pesquisa, mas também compreender a importância de desenvolver pesquisas no âmbito da Defensoria Pública. É por meio da pesquisa que podemos conhecer a nossa realidade de atuação e pensar em instrumentos para intervir nessa realidade”, considerou.

O defensor público Fabrício Brito classificou como excelente a iniciativa da Esdep em oferecer o workshop com essa temática. “Os professores foram ótimos e fizeram esclarecimentos pertinentes à produção da pesquisa. Estimular membros e servidores da Instituição à pesquisa e produção científica é muito importante para disseminar o conhecimento e desenvolvimento das áreas de atuação e atribuições da Defensoria Pública”, apontou.

O Workshop é ministrado pelos servidores Rose Dayanne Santana, mestra em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e servidora da Gestão de Pessoas, e Marcelo Werneck, especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e servidor da Esdep.

As atividades são divididas em dois módulos de capacitação presencial, sendo o primeiro pela manhã com elementos constitutivos de um projeto, como temas, justificativas, problema, referencial teórico e metodologia; e o segundo módulo, no período da tarde, com dicas de Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como numeração progressiva, referências, citações e trabalhos acadêmicos.

A capacitação tem carga horária de 16 horas e conta, também, com atividades em ambiente complementar. No próximo dia 10 será a vez da última turma.

Leia mais

Esdep abre inscrições para workshop voltado à elaboração de projeto de pesquisa http://conhecimento.defensoria.to.def.br/noticia/33086



keyboard_arrow_up