edit Editar esse Conteúdo

Projeto da Defensoria debate bullying com estudantes da rede estadual de Porto Nacional

Publicado em 21/03/2019 16:07
Autor(a): Gisele França/Ascom DPE-TO
Projeto da Defensoria debate bullying com estudantes da rede estadual de Porto Nacional - Foto: DPE Porto Nacional/Divulgação



Um dos grandes problemas enfrentados por estudantes foi tema de uma palestra para alunos da Escola Estadual Cem Florêncio Aires, em Porto Nacional: Bullying. A ação, que aconteceu no último dia 19, na terça-feira, fez parte do Projeto da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o “Defensoria Pública nas Escolas”, tendo como eixo, violência e paz.

Atendendo uma demanda da própria unidade escolar, a palestra “Bullying, a dor na pele do outro”, buscou informar e sensibilizar os estudantes da compreensão de que a paz se aprende e se constrói na ação e reflexão, reconhecendo as diferenças faces da violência e as suas possíveis causas, em especial o bullying.

O bate-papo com mais de 50 alunos do 3º ano do ensino médio foi feito através de uma roda de conversa com a equipe multidisciplinar da DPE em Porto Nacional, com a pedagoga Elizângela Sales Brito e pela psicóloga Nair Mendes de Godói. O momento foi para levar os jovens a refletir e sensibilizar em nesses casos de violência. “Percebe-se que os jovens têm todo o conhecimento sobre o tema e também as suas conseqüências emocionais para a vítima do bullying. Cabe, portanto, se falar da cultura de paz, pois o combate ao bullying exige um trabalho em conjunto, entre família e escola, pois se o bullying é um comportamento aprendido, o mesmo pode ser mudado”, explicou Elizângela Sales Brito.

Segundo a psicóloga, ações como essa buscam disseminar a cultura de paz, da convivência pacífica, exercitando o diálogo, o respeito, a solidariedade, a mediação de conflitos. “É um caminho à minimização da prática epidêmica do bullying”, reforçou Nair Mendes de Godói.

Na oficina foram explicados os conceitos de bullying, cyberbullying, quais as conseqüências para as vitimas, perfil do agressor, das vitimas e das testemunhas, além de como agir em caso de ser vitima de bullying e a quem recorrer.



keyboard_arrow_up