edit Editar esse Conteúdo

I Seminário Defcom é realizado para defensores (as) e servidores (as) da DPE-TO

Publicado em 23/02/2018 15:13
Autor(a): Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO
As inscrições serão feitas na data e local do Defcom, na sede da DPE, em Palmas. Mais informações pelo telefone (63) 3218-6745 - Foto: Autor não informado

Palestras com profissionais de comunicação do Tocantins, roda de conversa com defensores e defensoras, e uma abordagem especial à linguagem inclusiva estão na programação do I Seminário Defcom – Defensoria e Comunicação, que será realizado em Palmas, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), nos próximos dias 2 e 3 de março. Realizado pela DPE, o Seminário é organizado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Instituição e direcionado, principalmente, a defensores públicos e a servidores.

O primeiro módulo do Seminário terá início na próxima sexta-feira, 2, com programação exclusiva para membros e servidores (as) da Defensoria e, ainda, para estudantes do curso de Comunicação. A programação prevê emissão de certificado às pessoas que participarem e traz palestras e debates sobre a dinâmica dos veículos de comunicação. Para isso, profissionais que atuam no mercado de comunicação do Tocantins foram convidados para as palestras, que serão mediadas por defensores públicos.

“A expectativa é que defensores públicos e também servidores de toda a Defensoria possam conhecer ainda mais a dinâmica dos veículos de comunicação e aproveitar o momento para tirarem dúvidas com os profissionais que atuam todos os dias na produção de notícias, muitas delas envolvendo direta ou indiretamente a Instituição”, disse o diretor de Comunicação da DPE, André Araújo. 

Defensores e servidores de todas as diretorias regionais são convidados para o Seminário, realizado por meio da Escola Superior da Defensoria Pública. 

Linguagem inclusiva
O segundo módulo do Defcom, no dia 3, traz a palestra “Linguagem inclusiva na comunicação”, que será aberta ao público (saiba mais clicando em http://www.defensoria.to.def.br/noticia/26098).

A abordagem do tema será feita pelo coordenador da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, o relações públicas e mestre em Comunicação Pedro Prata

Público
No primeiro módulo, com palestras de profissionais de comunicação convidados, poderão participar: defensores e defensoras, servidores e servidoras da Defensoria de todas as diretorias regionais e estudantes de Comunicação. O primeiro módulo também traz uma Roda de Conversa, que é exclusiva ao membros e servidores (as) da DPE.

Já a palestra do segundo módulo do Defcom, no dia 3, que abordará a linguagem inclusiva na comunicação, será aberta ao público em geral e também prevê certificado pela participação.

Como participar
As inscrições serão feitas na data e local do Defcom (sede da DPE, em Palmas: Quadra 502 Sul, Av. Theotônio Segurado). O telefone de contato para mais informações é o (63) 3218-6745.


-------------

PROGRAMAÇÃO - 2 de março

Palestras
Público: Membros e servidores (as) da Defensoria de todas as diretorias regionais, e estudantes de Comunicação.

8h30: Os desafios da Assessoria de Comunicação – André Araújo

10h00: Entrevista para TV: o processo da reportagem e como se comunicar com o telespectador – Cassiano Rolim
           Mediador: defensor público Arthur Luiz Pádua Marques

11h00: A rotina do jornal impresso: produzindo notícias e documentando fatos – Wanja Nóbrega
           Mediador: defensor público Sandro Ferreira Pinto

14h00: A comunicação em tempo real: o rádio e a informação instantânea – Wagner Quintanilha
           Mediador: defensor público Leonardo Coelho

15h30: Comunicação na era digital: pauta positiva e pauta de interesse público – Roberta Tum
           Mediadora: defensora pública Vanda Sueli Machado


PROGRAMAÇÃO -  3 de março

Palestra
Público: aberto a todas as pessoas interessadas no tema

8h00: credenciamento (necessário para a emissão de certificado)

9h00: Linguagem Inclusiva na Comunicação – Pedro Prata
         Mediador: defensor público Neuton Jardim

Roda de conversa
Público: Membros e servidores (as) da Defensoria de todas as diretorias regionais

10h00: Comunicação, Linguagem Inclusiva e Direitos Humanos
           Mediador: defensor público Danilo Frasseto


-------------

Conheça os palestrantes do Defcom:

Pedro Prata
coordenador da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, organização referência em inclusão e acessibilidade premiada pela ONU. Foi coordenador do programa de apoio a organizações sociais do Oi Futuro/Oi, secretário-nacional substituto de Juventude da Presidência da República, chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do RJ e diretor da plataforma de mobilização Change.org. É relações públicas e mestre em Comunicação.

André Araújo
publicitário, cineasta e radialista. Especialista em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias. Foi apresentador do programa CBN TOCANTINS, subsecretário de cultura do Tocantins e produziu e dirigiu filmes pela SuperOito Produções Audiovisuais. Atualmente é chefe da Assessoria de Comunicação da DPE-TO e apresentador do talk show Sem Disfarce.

Cassiano Rolim
bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vencedor de prêmios regionais de reportagem com o tema dos direitos humanos (TRT-GO 2013 e MPE-TO 2016) e finalista de prêmio nacional de reportagem sobre meio ambiente (SOS Mata Atlântica 2006). Atualmente é repórter do Núcleo Globo e apresentador do Jornal Anhanguera 2ª edição, da TV Anhanguera Tocantins.

Roberta Tum
jornalista com mais de 27 anos de experiência no Tocantins com atuação profissional em assessorias de comunicação e em jornais impressos. É bacharel em Comunicação Social / Jornalismo pelo Ceulp/Ulbra (2008), criadora e editora do site de notícias Portal T1.

Wagner Quintanilha
radialista graduado em comunicação Social (Jornalismo), especialista em Docência do Ensino Superior e professor mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas.  Atua há mais de 30 anos na comunicação.

Wanja Nóbrega
mestre em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduada em Comunicação Social (UFPB) e pós-graduada em nível de especialização em Agronegócios (Unitins), em Ciências Políticas e Estratégia Brasileira (UFT/Adesg), e em Gestão Pública (Unitins). Atualmente, é editora de Vida Urbana do Jornal do Tocantins.


Tags:

Defcom
keyboard_arrow_up