A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (Esdep) apresentou, nesta terça-feira, 2, um balanço das principais ações, projetos e boas práticas desenvolvidas ao longo do ano. A reunião foi realizada na sala do Conselho Superior da Instituição, em Palmas, com o defensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, o diretor-geral da Escola, Murilo da Costa Machado, e os servidores da Esdep, que relataram suas atividades e contribuições ao longo de 2025.
Durante a apresentação, a equipe destacou iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento institucional, o aperfeiçoamento de procedimentos administrativos, a ampliação do uso de ferramentas tecnológicas nos procedimentos internos, as ações da equipe de Pedagogia e a articulação com as demais Escola de Governo, bem como o alinhamento com as exigências do Conselho de Educação. Foram evidenciadas, ainda, as atividades relacionadas à Pós-Graduação e o incentivo à produção de conteúdo acadêmico por membras(os), servidoras(es), mestras(es), e especialistas, medidas que fortalecem a devolutiva de conhecimento à instituição e ampliam as oportunidades de formação interna.
Foi apresentado ao Defensor Público Geral um balanço das ações desenvolvidas ao largo do ano de 2025 e discutidos projetos de ampliação da ampliação das atividades da escola.
O Defensor Público-Geral ressaltou a relevância da atuação da Esdep na atual gestão, enfatizando os avanços alcançados no campo da capacitação e reconhecendo o empenho das equipes. Segundo Pedro Alexandre, o trabalho da Escola tem sido fundamental para a qualificação contínua de membros e servidores, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços prestados à população tocantinense.
Murilo Machado reforçou o compromisso da Escola com seu papel Institucional. “Estamos cumprindo o calendário, caminhando a passos largos e crescendo de forma engajada. Isso é fruto do trabalho de todas/todos os/as diretoras(es) que já estiveram na condução da escola, sempre muito bem assessorados por uma equipe empenhada com o crescimento da ESDEP. Estamos buscando dar continuidade a todo trabalho já desenvolvido e buscando os aprimoramentos necessários. Atualmente contamos com dois importantes projetos de extensão de relevante valor social. Sempre digo: a Escola pode, e quer, ampliar sua responsabilidade social”, afirmou.