Termo de Intenções foi assinado nesta quinta-feira, 7, na sede da reitoria do campus da universidade em Palmas
Com o objetivo de qualificar membros e servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) firmou Termo de Intenções com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A assinatura foi feita na tarde desta quinta-feira, 7, na sede da reitoria no campus Palmas. Participaram do encontro a subdefensora pública-geral no Tocantins, Estellamaris Postal, a defensora pública Maria do Carmo Cota, o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, e o professor Alex Pizzio, do curso de mestrado em Gestão de Políticas Públicas.
De acordo com a defensora pública Maria do Carmo Cota, que propôs a parceria enquanto diretora da Escola, o objetivo é implementar atividades e serviços especializados e de pesquisa, eficientes e eficazes à sociedade, em especial no que diz respeito a gestão de políticas públicas. Nesta primeira etapa, a DPE-TO solicitou à reitoria da UFT um total de dez vagas no Programa de Mestrado Profissional de Gestão de Políticas Públicas.
O reitor Luís Eduardo Bovolato reforçou que a UFT se sente honrada com a parceria. “A partir daqui se estabelece um leque enorme de possibilidades de apoio mútuo e de parcerias não só de professores, como técnicos e alunos, de forma que a universidade e a Defensoria Pública cumprem uma de suas missões que é o alcance social e uma maior inserção na sociedade”, avalia.
Cooperação
A DPE-TO já mantém outros Temos de Cooperação com a UFT, como a proposta de desenvolver o projeto “Cidade e meio ambiente: Estudo ampliado de perspectiva multidisciplinar – Palmas Participa”, assinado ainda no ano de 2017. O projeto visa investigar a configuração socioespacial das atividades humanas, considerando os processos culturais e ambientais, relacionadas às problemáticas da cidade.
Em março do mesmo ano, foi celebrado acordo para ampliação de vagas de estágio de estudantes na Defensoria.