A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria (Esdep) e da Equipe Multidisciplinar da Instituição, realizou mais uma edição do projeto Defensoria Pública nas Escolas. A atividade foi realizada nesta quarta-feira, 29, na Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda, em Palmas, colocando em pauta entre, aproximadamente, 65 alunos de três turmas do 9º ano do Ensino Fundamental a importância da prevenção ao uso de drogas e a existência de uma rede de amparo àqueles que passam por algum problema relacionado a este mal.
Esta edição do Defensoria Pública nas Escolas contou com a parceria do Núcleo de Atenção aos Dependentes Químicos Acolher, que é vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). Na ocasião, o psicólogo que coordena o Acolher, Matheus Eije Glória, foi o responsável por ministrar o conteúdo junto aos estudantes participantes, destacando a importância da ação conjunta.
“Esta parceria é fundamental porque envolve o combate a algo epidêmico. Por isto, é necessário reunirmos forças para trabalhar a prevenção ao uso de drogas; e um dos melhores lugares para realizar isto é justamente nas escolas, pois alcançamos um público jovem que, muitas vezes, por falta de informação, fica vulnerável e termina buscando este contato, seja por má influência de terceiros ou até por conviver com experiências negativas no próprio âmbito familiar”, explicou Matheus Eije.
Diretora da unidade escolar que recebeu a ação, Denilde Vargas Milhomem enalteceu o valor de se conscientizar os estudantes sobre os riscos e as consequências do uso das drogas.
“Eu fico muito feliz com este trabalho realizado nas escolas, com os adolescentes, visto que, nesta faixa etária, eles são bem mais vulneráveis ao uso de drogas. Por isto, conscientizá-los sobre os perigos e as consequências de quem faz uso destas substâncias é de grande importância”, ressaltou Denilde Vargas.
Equipe DPE-TO
Ficaram responsáveis pela organização da atividade as servidoras Faraildes Rodrigues Miranda, pedagoga da Esdep, e Gabriela Fernandes Maximiano, psicóloga da Equipe Multidisciplinar, que enfatizou a promoção do conhecimento cidadão.
“Com este tipo de palestra a gente propõe o conhecimento de acesso à cidadania. Mais do que informar sobre os efeitos do uso de drogas, intentamos amparar este público com instrumentos associados às redes de apoio a quem está enfrentando algum tipo de problemática ligada a este contexto. Em conversas assim, também proporcionamos que alguns destes alunos criem parâmetros para identificar quem se enquadra como usuário ou dependente químico, mas, principalmente que todos aprendam que existem instrumentos da cidadania que podem ser usados na busca por apoio, como a própria Defensoria, que busca garantir a quem precisa o direito a acesso à saúde, aos devidos tratamentos quando necessário”, elucidou Gabriela Maximiano.
Projeto
O Defensoria Pública nas Escolas promove a cidadania através de temas que levem à reflexão e ação em face dos problemas que afetam a sociedade. Os temas são escolhidos de acordo com os principais problemas enfrentados pela comunidade local. O objetivo é instruir a comunidade escolar, sobre o exercício da cidadania por meio dos eixos norteadores (cidadania e ética, direito, saúde e violência e paz), levando em consideração as peculiaridades de cada localidade, e assim colaborar com o processo de educação.
O projeto é desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).
Acolher
Mais informações sobre o Acolher e as formas de atuação do Núcleo podem ser obtidas por meio do site oficial do Seciju https://cidadaniaejustica.to.gov.br/, pelo telefone 3214-6104 ou pelo e-mail acolhertocantins@gmail.com.