Representantes da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e da Universidade Federal do Estado do Tocantins (UFT) estiveram reunidos para alinharem detalhes sobre a realização conjunta de um seminário sobre igualdade racial no Tocantins. A atividade foi realizada nesta quinta-feira, 14, na sala de reuniões da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), em Palmas.
A proposição da ação conjunta partiu da defensora pública Denize Souza Leite e do assistente de Defensoria Isau Flaviano Queiroz Diniz, atualmente mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (Gespol) da UFT. A execução do evento, previsto para o primeiro trimestre de 2024, na sede do DPE-TO, será um produto técnico científico a ser apresentado pela membra e pelo servidor da Defensoria Pública na disciplina Residência de Políticas Públicas.
Voltado a gestores estaduais, municipais e à sociedade em geral interessada no tema, o Seminário visa discutir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e Políticas Públicas voltadas à população negra do Estado do Tocantins, conforme a Lei nº 12.288/2010 e o Decreto nº 8.136/2013.
Presenças
Participaram da reunião, além de Denize Souza e Isau Diniz, a diretora-geral da Esdep, defensora pública Elydia Leda Barros Monteiro; a assessora jurídica do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) da DPE-TO, Aline da Silva Sousa; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da UFT, Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem; e pelo integrante do Núcleo de Pesquisa Igualdade Étnico-Racial e Educação (Ierê) Maurício Hiroaki Hashizume.