edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública nas Escolas leva discussão sobre drogas à unidade de ensino de Luzimangues

Publicado em 28/08/2019 17:13
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Palestra reuniu cerca de 80 alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Beira Rio - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO



Em mais uma edição do projeto Defensoria Pública nas Escolas, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) levou a cerca de 80 alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Beira Rio a palestra “Drogas e o contexto familiar e social”. A atividade foi realizada nesta quarta-feira, 28, no refeitório da unidade de ensino, localizado no distrito portuense de Luzimangues, e é resultado da parceria entre a Escola Superior da Defensoria (Esdep) com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Núcleo de Atenção ao Dependente Químico (Acolher).

Coordenada pela gerente de ensino e capacitação da Esdep, Sônia Maria de Souza Ribeiro, a pelestra, no primeiro momento, foi ministrada pelo psicólogo e coordenador do Acolher, Matheus Eije Glória, que destacou o caráter preventivo da abordagem da temática proposta para alunos do Ensino Médio.

“A droga em si é um problema social, um caso de política e saúde públicas. Por isto, temos de abordá-la nas escolas, mas com enfoque preventivo e de maneira qualificada, justamente para levar os mais jovens a refletirem sobre como evitar as drogas que, na maioria das situações, estão entrelaçadas com problemas ligados à criminalidade, aos vícios maléficos à saúde e à prática de violências, seja no âmbito social ou familiar. Ou seja: neste sentido, é de suma importância promovermos o senso crítico destes adolescentes e jovens sobre o quanto as drogas, licitas e ilícitas, afetam, negativamente, na vida das pessoas”, ressaltou Matheus Glória.

Formação crítica

Responsável por concluir a apresentação sobre as problemáticas vinculadas ao universo das drogas, o gerente de prevenção contra as drogas da Seciju, e também psicólogo, Ronan Dorneles, enfatizou o poder educador de parcerias como a estabelecida entre a DPE-TO e a Secretaria.

“Este tipo de parceria é muito importante porque contribui com a formação crítica deste público que, de certa forma, está muito vulnerável às drogas ainda. Neste contexto, com a união dos saberes das instituições, nós não tratamos o tema ‘drogas’ de forma que venha a despertá-los para elas, mas, sim, a orientar estes alunos sobre os perigos que elas representam e os diversos malefícios que as acompanham”, afirmou Ronan Dorneles.

Valor da Defensoria

Diretor da Escola Estadual Beira Rio, Emerson Nogueira foi só elogios à atuação da Defensoria Pública, destacando o valor da Instituição, principalmente, na vida das famílias carentes.

“Antes de tudo, é necessário destacar a importância da Defensoria para a população em geral, principalmente para as carentes, como as desta região, que não têm acesso a serviços básicos do poder público. E a ajuda da Defensoria começa, justamente, a partir de palestras como esta, que foi espetacular e mostrou para os nossos adolescentes que existe um grupo de pessoas que se preocupa com eles, que luta por eles e que vai dar o suporte necessário a cada um que, por ventura, enquanto cidadão, venha a precisar dela no futuro”, disse o educador.

O projeto

Desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), o Defensoria Pública nas Escolas promove a cidadania através de temas que levem à reflexão e ação em face dos problemas que afetam a sociedade. Os temas são escolhidos de acordo com os principais problemas enfrentados pelas comunidades locais.

O objetivo do projeto é instruir a comunidade escolar sobre o exercício da cidadania por meio dos eixos norteadores (cidadania e ética; direito; saúde e violência; e paz), levando em consideração as peculiaridades de cada localidade, colaborando, assim, com o processo educacional dos participantes.



keyboard_arrow_up