edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública integra I Seminário de Gestão de Conflitos Familiares do Tocantins

Publicado em 09/10/2024 14:24
Autor(a): Marcus Mesquita / Esdep DPE-TO
Participaram da atividade estudantes de Direito, Psicologia e de Enfermagem da UniCatólica, além de servidoras(es) da DPE-TO - Foto: Marcus Mesquita / Esdep DPE-TO

Focado na promoção do aperfeiçoamento das práticas de resolução de conflitos no âmbito familiar de maneira humanizada e interdisciplinar, foi realizado, nessa terça-feira, 8, o I Seminário de Gestão de Conflitos Familiares do Tocantins, que teve a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), como instituição parceira na realização da atividade. O evento foi desenvolvido no auditório do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), em Palmas, e contou com a participação do titular da 4ª Defensoria Pública da Família e Sucessões de Palmas, defensor público Leonardo Oliveira Coelho.

Uma realização do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) do Tocantins e da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem (Accordare), o Seminário foi composto por palestras e uma roda de conversa, todas envolvendo profissionais de diferentes estados com experiência na área da mediação de conflitos familiares. Na ocasião, iniciando a roda de conversa, Leonardo Coelho explanou sobre o tema “A experiência da Defensoria Pública na Mediação Extrajudicial” para o público presente, composto, majoritariamente, por estudantes de Direito, Psicologia e de Enfermagem da própria UniCatólica, além de servidoras(es) da DPE-TO.

"O nosso primado é oferecer a estas famílias em conflito a oportunidade de uma resolução consensuada, porque sabemos que quando há a resolução em consenso, esta pacificação é duradoura; e é isto que queremos oferecer às pessoas que assistimos: uma resolução duradoura para o conflito", explicou Leonardo Coelho.

Também fez parte da roda de conversa a juíza do Tocantins Silvana Parfieniuk, que abordou o tema “A experiência da mediação familiar judicial no Tocantins”. A atividade foi mediada pela promotora de justiça do Tocantins Flávia Rodrigues e a advogada Jackeline Morais.

“Cultura da pacificação”

Ainda durante o evento, o Defensor Público agradeceu o convite feito à DPE-TO, por parte do IBDFAM-TO, exaltando a importância de se levar este tipo de discussão a um espaço acadêmico, o que favorece o semear de uma nova cultura de resolução extrajudicial de conflitos familiares.

"Este tipo de troca de experiências, principalmente no mundo acadêmico, é fundamental para formar a cultura da pacificação de conflitos e da redução da litigiosidade. Aqui estão os futuros defensores públicos, advogados, psicólogos e enfermeiros que poderão disseminar ainda mais esta cultura daqui por diante", vislumbrou o Titular da 4ª DP da Família e Sucessões da Capital.

Programação

O I Seminário de Gestão de Conflitos Familiares do Tocantins contou, também, com as palestras “A participação da Criança e do Adolescente na Mediação Familiar”, ministrada pela presidente nacional da Comissão de Mediação do IBDFAM, Ana Gerbase; “A Interdisciplinaridade e a Humanização na condução dos conflitos familiares”, com a psicóloga Analice de Sousa; e a “Mediação nos conflitos familiares: uma solução afetiva e efetiva”, com a advogada Indira Matos.


keyboard_arrow_up