A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou de uma atividade proposta pelo Câmpus Porto Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) em alusão ao Mês da Mulher, comemorado em março. No evento, realizado nesta quarta-feira, 20, a defensora pública Denize Souza Leite foi a responsável por ministrar a palestra “Política de proteção e defesa da mulher”.
Durante a explanação, Denize Leite falou sobre a atuação da Defensoria Pública no acolhimento de mulheres que vivenciam a vulnerabilidade em suas multifacetas e como a Instituição pode ser procurada para oferecer este tipo de atendimento. Na ocasião, a Defensora Pública contou com a colaboração do assistente social Jurimar Mendes Lima Júnior, da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO de Porto Nacional, para realizar a apresentação dos conteúdos referentes à rede de proteção à mulher.
De acordo com a defensora pública Denize Leite, a presença da DPE-TO na atividade foi um momento oportuno para levantar discussões sobre os instrumentos legais e as políticas públicas atuais que contemplam a proteção às mulheres.
“A palestra foi um momento importante, pois falamos sobre todos os instrumentos jurídicos de proteção às mulheres e, principalmente, a necessidade da existência de políticas e mecanismos legais, nos âmbitos nacional e internacional, que garantam proteção de maneira efetiva, em razão da condição de vulnerabilidade social que se encontram as mulheres, o que é comprovado pelos índices de violências que acometem este público, tanto doméstica, quanto obstétrica, psicológica e sexual, por exemplo”, destacou a defensora pública Denize Leite, que teve a apresentação traduzida, simultaneamente, para Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, o que possibilitou, durante o evento, a interação de alunos com deficiência auditiva.