edit Editar esse Conteúdo

Defensor público aborda em palestra a questão histórica e normalização do racismo no Brasil

Publicado em 19/05/2021 09:40
Autor(a): Bruna Cardoso / estagiária, sob supervisão de Gisele França / Comunicação DPE-TO
Defensor público Hud Ribeiro foi o palestrante da noite do Webinário sobre combate ao racismo - Foto: Reprodução da transmissão no canal da DPE-TO no Youtube


 


Assunto foi abordado durante a palestra “A importância da Defensoria Pública no combate ao racismo estrutural: ações práticas da Defensoria Pública junto às comunidades quilombolas e indígenas do Estado; e atendimento à população carcerária”.

 

“É o racismo que já penetrou na sociedade de forma consistente a ponto de ser imperceptível”, explica o coordenador do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, defensor público Hud Ribeiro, sobre o racismo estrutural durante palestra na noite dessa terça-feira, 18, quando falou sobre “A importância da Defensoria Pública no combate ao racismo estrutural: ações práticas da Defensoria Pública junto às comunidades quilombolas e indígenas do Estado; e atendimento à população carcerária”.

Durante o bate papo, que fez parte da programação do Webinário: “Defensoria Pública no Combate ao Racismo”, o Defensor Público também destacou a questão histórica do racismo no Brasil, sua normalização e a representatividade das pessoas negras, citando alguns exemplos. “Enquanto no Brasil 54% da população é negra, no Congresso 96% dos parlamentares são brancos”, apontou.

A palestra foi mediada pelo defensor público Kita Maciel e contou com a participação de acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Gurupi (Unirg).

Webinário

O Webinário segue até o próximo dia 28 com várias atividades como palestras, mesas redondas e rodas de conversas, com discussões e reflexões acerca da importância do enfrentamento do racismo no Tocantins. Para conferir a programação completa, basta acessar o link: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/47947

A próxima palestra acontece nesta quinta-feira, 20, às 19h, e tem como tema “Racismo Recreativo: brincadeiras racistas não são brincadeiras”. O palestrante será o coordenador do Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa), defensor público Freddy Alejandro Solorzano Antunes e mediada pela professora e mestranda em Planejamento e Desenvolvimento Regional, Beatriz Cilene Mafra Neves.

Realização

O Webinário é organizado pela Esdep e Superintendência de Defensores Públicos (Sudef) com o apoio dos Núcleos Especializados, Equipe Multidisciplinar, instituições de ensino superior no Tocantins, Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco e comunidades quilombolas, e faz parte da programação do Mês da Defensoria, período em que se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia das Defensoras e Defensores Públicos, celebrado a cada dia 19 de maio.

keyboard_arrow_up