edit Editar esse Conteúdo

Conheça a equipe de docentes da Pós-Graduação gratuita oferecida pela Escola Superior da DPE-TO

Publicado em 10/02/2025 09:03
Autor(a): Comunicação DPE-TO
Conheça a equipe de docentes da Pós-Graduação gratuita oferecida pela Escola Superior da DPE-TO - Foto: Publicidade/Comunicação DPE-TO

Com previsão para começar em abril, o Curso de Especialização Lato Sensu em Acesso à Justiça e Vulnerabilidade da Escola Superior da Defensoria Pública tem um corpo docente constituídos por mestres, doutores e pós-doutores. Inscrições abertas até dia 12 de fevereiro (clique aqui). Mais informações sobre a Pós-Graduação aqui.

Veja a grade curricular e parte do currículo dos profissionais que vão ministrar as aulas.

Multiculturalismo, Diversidade e Direitos Humanos: Maíra Bogo Bruno - graduada em Direito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi, especialização em Educação, Comunicação e Novas tecnologias pela Universidade do Tocantins, MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais, especialização em Direito Internacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e mestrado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Atualmente presta serviços de assessoria e mentoria para elaboração e publicação de trabalhos acadêmicos e científicos.

Sociologia e Conflitos Sociais: Bruno Leite da Silva - licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professor da Faculdade Serra do Carmo (Fasec), coordenador da Coordenadoria de iniciação científica, extensão e pós-graduação e consultor educacional.

Metodologia da Pesquisa: Marcelo Werneck de Souza Saraiva - bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão; licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Tocantins.Tem experiência na área da Biblioteca; formação de professores; ambiente virtual de aprendizagem; tecnologia educacional; contação de leitura, metodologia da pesquisa e organização de evento científico e cultural.

Tópicos em Análise de Discurso: Liliane Scarpin da Silva Storniolo - graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração; graduação em Pedagogia: habilitação em administração escolar pela Faculdade São Luís; especialização em Linguística e Literatura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília e doutorado em Arte Educação pela Unesp. Atualmente é professora efetiva e diretora da Editora Unitins.

Estudos de Vulnerabilidade Social: Elydia Leda Barros Monteiro - pesquisadora e Defensora Pública do Estado do Tocantins; mestre em Direitos Humanos pelo Programa de Pós Graduação em Direito Novos direitos, Novos Sujeitos da Universidade Federal de Ouro Preto. Pós-graduada em Ciências Penais e em Direito Eleitoral. Como Defensora Pública, atua principalmente na área de Direitos Humanos, com ênfase em direito à moradia. Desenvolve o trabalho por meio de atendimento ao público e por meio de palestras educativas sobre os temas transversais aos Direitos Humanos.

Aspectos Psicológicos do Tratamento aos Vulneráveis: Daniela Patrícia  Ado  Maldonado - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos;, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Acesso à Justiça e Tutela de Direitos: Fabrício Silva Brito - mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins e Escola Superior da Magistratura Tocantinense. Graduado em Direito, especialização em Direito Notarial e Registral e em Direito do Consumidor. Defensor Público do Estado do Tocantins. Titular da 22 Defensoria Pública Criminal de Palmas. Professor de Direito Penal do UniCatólica - Centro Universitário Católica do Tocantins.

Políticas Públicas e Vulnerabilidades: Franciana Di Fátima Cardoso Costa - Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins e Escola Superior da Magistratura. Pesquisadora em Direitos Humanos. Defensora Pública. Pós graduada em Direito Processual Penal. Professora de Direito Penal e Processual Penal. Membra da Associação Brasileira de Juristas para Democracia (ABJD/TO); Coletiva de Defensoras Públicas do Brasil e Coletivo Defensores para Democracia.

História e Cultura das Relações Étnico-Raciais e Acesso à Justiça: Reijane Pinheiro da Silva - Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás. Professora Associada I, da Universidade Federal do Tocantins, atuando no curso de Nutrição e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Desenvolveu pesquisas sobre identidade regional, imigração internacional.

Educação em Direitos Humanos: Daniel Cervantes Angulo Vilarinho - Advogado inscrito. Pós-doutorando e Doutor em Letras: Ensino da Língua e Literatura pela UFNT, Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela UNAERP, Especialista em Direito Civil e Processual Civil e em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Tem experiência em gestão educacional e coordenação. Ministra aulas de Direito do Trabalho I e II e Direito Previdenciário. Foi Diretor de Assuntos Culturais e Universidades da Escola Superior da Advocacia, Seccional Tocantins (ESA/TO) e também coordenador da comissão de Assistência Judiciária da 41 subsecção da OAB/SP.

Liz Marina Regis Ribeiro - Mestra em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Ordem Jurídica e Ministério Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Centro Universitário de Brasília - CEUB (2010). Analista jurídica da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, com atuação especializada no Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos.

Seminário Interdisciplinar e Projetos de Intervenção: Patrícia Medina - Doutora e Mestre em Educação, especialista em estado de direito e combate à corrupção, bacharel em Direito e licenciada em Pedagogia. Professora aposentada da Universidade Federal do Tocantins no curso de Pedagogia. Professora no Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da UFT em cooperação com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFT. Tem experiência em ensino pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em formação professores ensino superior e metodologia da Pesquisa.


keyboard_arrow_up