edit Editar esse Conteúdo

Acadêmicos e mestrandos apresentam trabalhos no I Congresso Científico

Publicado em 08/12/2020 22:09
Autor(a): Cinthia Abreu
A defensora pública Luciana Costa falou sobre a diversidade de temas dos trabalhos - Foto: Divulgação

Artigo científico, artigo de revisão, parecer, resenhas, as formas foram diversas e o objetivo único – o compartilhamento de ideias sobre Direitos Humanos. Este foi o foco da manhã desta terça-feira, 08, na programação do I Congresso Científico em Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). A exposição de trabalhos científicos foi transmitida pelo canal do Youtube da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e contou com a participação de cerca de 40 pessoas.

A coordenadora em substituição da Esdep, defensora pública Luciana Costa, destacou que foi uma honra acompanhar a exposição dos trabalhos científicos dos acadêmicos. “Parabenizo pelos trabalhos, pela diversidade dos temas. Claro que como defensora pública da área criminal tenho uma afeição maior por essa área, porém, essa diversidade dos temas reforça a nossa afirmação de que os direitos humanos não são só para os presos, mas sim para toda a comunidade, sem qualquer forma de distinção”, defendeu Luciana Costa.

Na ocasião, foram expostos os trabalhos científicos “O Sistema Prisional e a Responsabilidade Civil do Estado diante da situação de calamidade pública decorrente da pandemia da covid-19”, pelo mestrando Victor Soares Nunes. “Análise da Atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins para a Promoção da Educação em Direitos Humanos”, pela acadêmica Anna Karoline Cavalcante Carvalho; “Medição na Defensoria Pública Estadual e as Técnicas Sistêmicas de Resoluções dos Conflitos: Estratégias e Caminhos para Desjudicialização no Tocantins”, pelo acadêmico Júlio César Cardoso Alencar; e “Dignidade Humana e Direito ao Reconhecimento da Identidade Pessoal: uma análise a partir dos instrumentos de proteção extrajudiciais”, pelo mestrando Neuton Jardim dos Santos.

Ao final da exposição dos trabalhos, foi aberto espaço para perguntas dos participantes aos acadêmicos e mestrandos, com mediação do analista jurídico da Esdep, Breno Santos Filardi.


Congresso

O I Congresso Científico em Direitos Humanos da DPE–TO iniciou nesta segunda-feira 7 e segue até a próxima sexta-feira, 11, e está trazendo debates sobre direitos humanos. O evento está tendo a participação de Instituições que trabalham com a temática, acadêmicos e sociedade civil, através de atividades acadêmicas. Para aqueles que ainda não se inscreveram no Congresso, podem enviar e-mail para esdepto@gmail.com, contendo as seguintes informações: nome completo, RG, CPF, data de nascimento, e-mail, telefone, endereço, cidade e CEP.

A programação tem a carga horário de 34 horas.

keyboard_arrow_up