edit Editar esse Conteúdo

Acadêmicos da Uninassau visitam a DPE-TO em Palmas e conhecem de perto o trabalho da Instituição

Publicado em 13/10/2025 11:37
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
A recepção teve início no auditório da sede de atendimentos da DPE-TO. - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Palmas recebeu nesta segunda-feira, 13, estudantes do 8º ao 10º período do curso de Direito da Faculdade Uninassau. A visita técnica foi acompanhada pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceira com o Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição de ensino e teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos uma imersão na atuação defensorial.

Os alunos foram recebidos pelo diretor-geral da Esdep, defensor público Murilo da Costa Machado, que apresentou a estrutura, atribuições e áreas de atuação da Defensoria Pública.

Murilo Machado também falou sobre a carreira na Instituição, os cursos de pós-graduação oferecidos pela Esdep e compartilhou experiências por meio de cases comuns à rotina na DPE-TO. “Buscamos mostrar que a atuação da Defensoria Pública vai muito além da assistência judiciária, abrangendo áreas como educação em direitos, atuação em comunidades quilombolas, programas sociais e também no sistema penitenciário. Mostramos como a Defensoria é um pilar fundamental do sistema democrático de direito”, destacou.

Durante o encontro, os estudantes puderam tirar dúvidas diretamente com o Defensor Público e conhecer melhor os espaços da DPE-TO. A estudante Juliane França, do 10º período, compartilhou a importância da experiência. “A visita foi muito esclarecedora. A gente sabia por alto o que era a Defensoria Pública, mas nunca tínhamos vindo aqui. Ele nos explicou muito bem como funciona cada núcleo, o que é feito pelas pessoas atendidas, não apenas aquelas de baixa renda, mas também quem está em situação de vulnerabilidade. Ver de perto nos faz entender melhor o papel da Defensoria na sociedade”.

A visita foi organizada pela professora orientadora Thais Cristina Alves Pamplona, responsável pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da Uninassau, que ressaltou o valor da aproximação entre teoria e prática no processo formativo dos futuros operadores do Direito.

“A Defensoria Pública é uma instituição fundamental tanto para a sociedade quanto para a formação dos nossos estudantes. Essa vivência prática, esse contato direto, permite que o aluno compreenda melhor sua função social e o impacto do trabalho jurídico. Quando instituições de ensino e órgãos como a Defensoria Pública se unem, os ganhos são evidentes: para a população, que recebe um serviço qualificado; para o estudante, que vivencia a prática real; e para a própria Defensoria, que conta com um apoio técnico em formação”, pontuou.

keyboard_arrow_up