edit Editar esse Conteúdo

Defensor Público prestigia posse de novo secretário de Saúde da Prefeitura de Palmas

Publicado em 18/10/2018 15:42
Autor(a): Cinthia Abreu
Defensor Público prestigia posse de novo secretário de Saúde da Prefeitura de Palmas - Foto: Raiza Ribeiro/ Secom Palmas

O coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, prestigiou, na quarta-feira, 17, posse do novo gestor da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Capital, o odontólogo Daniel Borini Zemuner. A cerimônia de posse ocorreu no auditório da Secretaria e contou, ainda, com a presença de servidores da área de saúde, secretários da gestão municipal, representantes do Conselho Municipal de Saúde, entre outros convidados.

Servidor de carreira da pasta por mais de 15 anos, conforme informações da Secretaria da Comunicação do Município (Secom Palmas), Zemuner ocupava a secretaria-executiva desde o último mês de agosto e estava interinamente à frente da secretaria. O Defensor Público elogiou a gestão pela escolha dos novos integrantes da secretaria da Saúde. “Não é de costume a Defensoria participar de posse de secretário, mas gostaria de parabenizar a prefeita [Cinthia Ribeiro] pela opção que fez. É muito comum aqui no Brasil a gente lidar com as nomeações para exercícios de cargos de secretários de pessoas ligados a partidos políticos, para mim isso é um grande câncer das nossas gestões. Geralmente os grandes partidos apoiadores daqueles que são eleitos, se tornam os donos das secretarias. E isso é terrível. O cargo de secretário é de extrema importância para uma boa gestão, uma gestão feita com transparência e para o bem comum”, pontuou o defensor.

Arthur Pádua lembrou também que os dois novos secretários municipais são servidores de efetivos de carreira do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa questão técnica é muito importante, pois quase sempre os governos nomeiam secretários que mal conhecem sobre a atividade, definindo a escolha somente por critério partidário”, concluiu Arthur.


Prefeitura

Na ocasião, a Prefeita também anunciou o nome do auditor federal Carlos Frederico Silvério, que ocupará o cargo de secretário-executivo da pasta. Ela falou do novo momento que o município está passando e também da escolha de um técnico para estar à frente da gestão da Saúde de Palmas. “Estamos passando por momentos difíceis em todo o país. Com investimentos cada vez mais baixos para os municípios, inclusive na área da saúde. Precisamos trabalhar com mais eficiência. Fazer mais com menos”, lembrou Cinthia Ribeiro, acrescentando que a decisão de colocar um servidor do quadro da saúde com o gestor permite que a gestão conheça melhor os caminhos a serem seguidos.

Em sua fala, Daniel Borini disse que ser secretário de saúde é um desafio muito grande. “Cerca de 300 mil pessoas que residem em Palmas são de responsabilidade do SUS. E não é uma tarefa fácil, promover atendimento humanizado para toda a rede. Mas é um compromisso que assumi, porque estou disposto a fazer o melhor”, falou ao lembrar que conta com apoio de toda a rede de trabalhadores que lutam pelo Sistema Único de Saúde integral, eficiente e forte.

keyboard_arrow_up