edit Editar esse Conteúdo

Mostra fotográfica da DPE-TO, "Caminhos da Cidadania" chega ao Palácio Araguaia

Publicado em 08/06/2017 11:56
Autor(a): Cinthia Abreu
Mostra fotográfica da DPE-TO, "Caminhos da Cidadania" chega ao Palácio Araguaia - Foto: Washington Luiz

Cidadãos de assentamentos e comunidades tradicionais do Tocantins em busca dos seus direitos são trabalhados nas imagens da exposição fotográfica “Caminhos da Cidadania”, aberta na manhã desta quinta-feira, 8, no hall do Palácio Araguaia, em Palmas. A mostra é uma realização da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins e traz 28 imagens captadas pela repórter fotográfica Loise Maria e Silva, durante os atendimentos do projeto “Expedição Cidadã”, no ano de 2016. A visitação acontece das 8 às 18 horas, até o dia 23 de junho. A primeira edição da mostra aconteceu no mês de maio, no hall da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins.

A abertura da exposição no Palácio Araguaia contou com a presença do defensor público-geral, Murilo da Costa Machado; da subdefensora Estellamaris Postal; e do superintendente de Defensores, Fábio Monteiro. Representando o Governo do Estado, compareceram o secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres; o subsecretário da Casa Civil, Murilo Francisco Centeno; a secretária de Comunicação do Estado, Kênia Borges, e Servidores do Palácio Araguaia e Defensoria Pública.


Impressões

O Corretor de imóveis Antônio dos Santos Neto estava de passagem pelo Palácio Araguaia e se emocionou com as imagens, por relembrar de suas raízes em Arraias, pois me orgulho das minhas raízes. “Eu fiquei tocado por relembrar a realidade do sofrimento do povo da minha terra. É o resgate da realidade de uma humanidade que tão pouco precisa para ser feliz e o mundo hoje não leva em consideração”, disse.


Secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres parabenizou a Defensoria pela Mostra e também pelo projeto “Expedição Cidadã”, por resgatar os valores do Tocantins e levar atendimento para as comunidades mais distantes, em especial aos quilombolas. “Na minha gestão à frente da Secretaria de Cidadania e Justiça, no ano de 2005, começamos o reconhecimento das comunidades quilombolas. A Defensoria também tem garantido esse reconhecimento, tanto com as ações quanto na exposição. A Loise está de parabéns porque são fotos que trazem com riqueza de detalhes o trabalho da Defensoria e a gente só deseja que a Instituição possa continuar cumprindo com excelência o seu papel”, disse Télio Leão Ayres.


Imagens

Conforme Loise Maria, as imagens retratam a personalidade, o cotidiano e a vivência dos assistidos que residem em assentamentos e comunidades tradicionais. “Tentei ir além dos registros gerais do atendimento, buscando a essência daquele povo, mostrando detalhes como os pés ou as mãos de uma senhora guerreira que expressam fortemente a sua história, memória e identidade”, adianta. As imagens trazem expressões que vão de angústias e alívios até a felicidade de, mesmo numa realidade de violação de direitos, ser atendido pela Defensoria. “As fotos tratam do resgate da memória e da identidade dessas comunidades, de forma que também provoque a reflexão da luta dessas comunidades para garantia de seus direitos”, conclui.

O defensor público-geral, Murilo da Costa Machado reforça que as imagens retratam os atendimentos itinerantes da Defensoria Pública em localidades distantes e de difícil acesso, cumprindo a missão da Instituição de levar atendimento jurídico a todos os hipossuficientes. “São mulheres e homens que encontram profissionais comprometidos em assegurar o acesso à Justiça integral, gratuita e de qualidade, atuando na tutela de direito das populações mais carentes e também mais isoladas.”


Prêmio

A imagem “Pés calejados”, registrado por Loise Maria e disponível na Mostra, é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, realizado durante o Conbrascom 2017 - Congresso Brasileiro de Comunicação 2017, que acontece de 28 a 30 de junho, em Maceió (AL).

keyboard_arrow_up