edit Editar esse Conteúdo

Em apenas um dia, cinco edições do programa "Defensoria Itinerante" foram realizadas no Estado

Publicado em 25/03/2024 07:52
Autor(a): Comunicação / DPE-TO
Em Esperantina, atendimentos da Defensoria Pública atraíram dezenas de pessoas - Foto: DPE-TO Araguatins / Divulgação

O programa Defensoria Itinerante, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), teve cinco edições realizadas na sexta-feira, 22, nos municípios de Esperantina, Divinópolis, São Valério da Natividade, Santa Rita e Tocantínia. Membros e servidores atuaram nos atendimentos integrais e gratuitos nos municípios que não são sede de comarca, ampliando, com isso, o acesso à Justiça para as pessoas que não podem pagar pelo serviço.

O “Defensoria Itinerante” oferta assistência e orientação jurídica gratuita à população hipossuficiente de cada localidade visitada. Durante a atividade, são prestados atendimentos nas áreas de Família e Sucessões, Criminal, Cível, Defesa da Mulher, Consumidor, Fazenda Pública, Moradia, Saúde, Juizado Especial Criminal e Direitos Humanos.

Por meio do Programa, a Instituição presta atendimento jurídico a tocantinenses hipossuficientes que vivem em regiões com mais dificuldades de acesso a uma das unidades de atendimento da Instituição.

Também são atendidas comunidades com menor viabilidade para o atendimento remoto [feito por ligação telefônica e/ou chamada de vídeo], a exemplo de povoados nas zonas rurais dos municípios.

Nesta segunda-feira 25, e terça-feira, 26, a Defensoria Pública levará seus atendimentos, por meio do “Defensoria Itinerante”, à cidade de Mateiros. Não é ncessário agendamento prévio para ser atendido ou atendida. 


keyboard_arrow_up