edit Editar esse Conteúdo

Defensor público Sandro Ferreira assume Núcleo das Minorias e Ações Coletivas de Araguaína

Publicado em 06/07/2022 10:40
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Sandro Ferreira assume a coordenação do Nuamac Araguaína - Foto: Loise Maria/ DPE-TO

O defensor público Sandro Ferreira Pinto assumiu a coordenação do Núcleo das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). O defensor público de 1ª classe foi nomeado ao cargo na terça-feira, 05, e foi o primeiro coordenador do Núcleo quando da sua criação, nos anos 2017 e 2018.


De acordo com o defensor público, a atuação coletiva é uma das suas paixões na carreira defensorial. “A defesa coletiva, principalmente das minorias e vulneráveis, tem importante papel na consolidação dos direitos fundamentais dos cidadãos. E a nossa proposta é dar continuidade aos notáveis trabalhos desenvolvidos dos núcleos de atuação coletiva tanto em Araguaína como nas demais comarcas do Estado”, declarou.


A coordenação do Núcleo estava sob a responsabilidade do defensor público Pablo Mendonça Chaer, porém, ele deixou o Nuamac Araguaína, na última segunda-feira, 05, em razão de posse no Conselho Superior da DPE-TO.


Nuamac

São atribuições do NUAmac, qualquer espécie de ação coletiva que verse sobre interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos de dano local, observada a independência funcional do Defensor Público Natural e, ainda, postular, quaisquer espécies de ações coletivas de competência da Capital, na hipótese de dano regional. Além de Araguaína, o Núcleo possui coordenações em Palmas, Dianópolis e Gurupi.


Perfil

Natural de Piraquara, no Paraná. Formou-se em Direito, com habilitação em Direito do Estado, na Universidade Federal do Paraná, em 2011, com especialização em Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal do Prof. Juarez Cirino, especialização em Filosofia e Teoria do Direito pela PUC-Minas e mestre em Cultura e Território pela Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT. Foi servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná por quase 10 anos, onde atuou como Chefe de Cartório e também no Controle Interno do Tribunal. Atuou também como Defensor Público nos Estados do Amazonas e do Paraná. Atualmente é defensor público do Estado do Tocantins exercendo suas atribuições na cidade de Dianópolis.

keyboard_arrow_up