edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO recomenda apresentação de plano de ação e cronograma para cirurgias eletivas

Publicado em 08/03/2021 18:13
Autor(a): Gisele França / Comunicação DPE-TO
A Recomendação partiu do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria Pública - Foto: Pixabay/Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) recomendou ao Estado que viabilize um plano de ação e respectivo cronograma para a realização das cirurgias eletivas (cirurgia geral) para pacientes em fila de espera. A recomendação é do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) em razão da demanda reprimida na área de Cirurgia Geral.

Segundo o coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes, o pedido é para “evitar o aumento progressivo do número de pacientes que aguardam pela realização dos procedimentos dessa natureza e a evolução do quadro eletivo para urgente”.

A Defensoria Pública quer saber, também, se há falta de profissionais, materiais, insumos e equipamentos necessários para execução dos procedimentos cirúrgicos; quais hospitais estaduais realizam os procedimentos; e se o Estado possui alguma pactuação com hospital privado para realização desses procedimentos. 

A Recomendação, expedida na sexta-feira, 5, pede que o Estado se pronuncie num prazo de 15 dias.

keyboard_arrow_up