edit Editar esse Conteúdo

Defensor ministra palestra em capacitação da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Publicado em 09/11/2020 16:27
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
A atividade aconteceu de maneira remota, por meio da plataforma virtual GoogleMeet, reunindo pessoal de todo o Brasil - Foto: Reprodução GoogleMeet DPE-TO / Divulgação

Arthur Luiz Pádua Marques é coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) e falou sobre o tema “O papel da Defensoria Pública e sua interface com o controle social”

 

O defensor público Arthur Luiz Pádua Marques atuou como facilitador-convidado da Capacitação de Conselheiros de Saúde e Lideranças de Movimentos Sociais para o Fortalecimento da Educação Popular e das Políticas de Promoção da Equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi uma realização da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e ocorreu de maneira remota, via GoogleMeet.

Na ocasião, a capacitação, que aconteceu na última quarta-feira, 4, colocou em debate a temática “O papel da Defensoria Pública e sua interface com o controle social”, que foi ministrada por Arthur Pádua, que é coordenador do Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da DPE-TO.

A atividade teve como público-alvo servidores e conselheiros da área da saúde de todo o Brasil, além de profissionais do controle social que também atuam em todo o cenário nacional.

Nas palavras de Arthur Pádua, a defensoria em parceria com os movimentos sociais e com servidores da área de saúde, podem formar uma parceria importante na produção de provas e promoção de controle dos atos das gestões. Ainda segundo o Defensor, os conselhos estaduais e municipais de saúde, além dos grupos que auxiliam na formação das políticas públicas de saúde, devem promover um intercâmbio direto e permanente com a Defensoria.

“Nós, da Defensoria Pública, precisamos atuar na prevenção do mau uso do dinheiro público e na prevenção de ações equivocadas que podem gerar altos gastos e parcos resultados. É de fundamental importância a aproximação e a parceria da Instituição com os grupos que fazem controle social”, destacou o Coordenador do Nusa.

keyboard_arrow_up