edit Editar esse Conteúdo

Defensor público participa de debate durante abertura oficial do Fórum Perinatal 2020

Publicado em 21/10/2020 08:51
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
O evento foi realizado por meio de videoconferência e reuniu autoridades das áreas da saúde e da justiça - Foto: Reprodução Zoom / Divulgação

O defensor público e coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Arthur Luiz Pádua Marques, participou, nesta terça-feira, 20, do “Fórum Perinatal 2020: a pandemia da covid-19 e os desafios da mortalidade materna”. O evento contou com autoridades da área da saúde e da justiça que realizaram debates, palestras e minicursos a gestores, profissionais da saúde, estudantes, gestantes, puérperas e ao público em geral.

A participação de Arthur Pádua ocorreu durante a abertura do Fórum, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, da Diretoria de Atenção Primária, da Gerência de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários e da Área Técnica da Rede Cegonha. Durante os momentos de fala, o Coordenador do Nusa enfatizou seis eixos temáticos: a estrutura física das maternidades, que não favorecem o parto normal; o dimensionamento das equipes, já que há falta de obstetra e pediatra em algumas maternidades; a falta de leitos de UTI neonatal e pediátrica; a retomada dos acompanhantes durante o parto; o aumento dos índices de parto normal; e a maior eficiência no pré-natal nas redes municipais e estadual de saúde tocantinense.

A atividade, realizada toda online, por meio da plataforma Zoom, foi gratuita e ocorreu das 9 às 17h30. A programação contou com uma roda de discussão, com as palestras “A pandemia da covid-19 e os desafios na redução da mortalidade materna”; “Os aspectos psicológicos causados pela pandemia da covid-19 e os impactos do óbito materno na sociedade”; e “Sífilis congênita: a utilização de instrumentos de forma integrada na RAS como estratégia de enfrentamento à sífilis nos Tocantins”; além dos minicursos “Pré-natal de baixo risco”; e “Preparação para o parto”.

keyboard_arrow_up