edit Editar esse Conteúdo

O Nudem te ajuda a demonstrar nas redes sociais que você apoia o Carnaval sem assédio

Publicado em 28/02/2019 15:00
Autor(a): Ascom DPE-TO
O Nudem te ajuda a demonstrar nas redes sociais que você apoia o Carnaval sem assédio - Foto: Autor não informado

Com os eventos de Carnaval que acontecem nos próximos dias, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem), lança uma campanha de conscientização sobre assédio e outros tipos de violências contra as mulheres. Além dos materiais serem divulgados em todas as redes sociais da Instituição, eles estão disponíveis para download (clique aqui) para uso por parte de toda a sociedade civil e estabelecimentos comerciais interessados.

As peças, com linguagem informal que brincam com as rimas das marchinhas de Carnaval, são divertidas, coloridas, abordam situações ainda corriqueiras nesse tipo de evento e orientam para condutas que prezam pelo respeito. Além disso, os materiais também orientam sobre o “Ligue 180”, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

O material para as redes sociais foi criado pela social media da DPE-TO, a jornalista e profissional de marketing digital Patrícia Ströher, e pelo publicitário da Defensoria, Vinicius de Sá, dentro do conceito apresentado pela coordenadora do Nudem, a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso.

Onde procurar ajuda
Os principais meios de denúncias relativas à violência contra a mulher são “Disque 180” e “Disque 190”, que podem ser acionados gratuitamente. Em caso de violência sexual, a vítima deve procurar o Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis), no Hospital Maternidade Dona Regina (HMDR), em Palmas, ou, ainda, hospitais e postos de saúde públicos para atendimento de primeiros socorros e narrativa da agressão.

Outra iniciativa necessária é ir até a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e registrar Boletim de Ocorrência, além de requerer as Medidas Protetivas de Urgência (MPU) e/ou representar criminalmente o agressor. Após esse procedimento, a vítima pode comparecer ao Núcleo Especializado de Defesa da Mulher na Defensoria Pública para acompanhamento do trâmite de representação criminal, pedidos de reparação de danos materiais e morais, ações iniciais na Vara de Família e sucessões.


Informações úteis:

Faça download das peças para uso nas redes sociais
http://www.defensoria.to.def.br/ascom/noticia/32157

Telefone do Nudem/DPE
(63) 3218-6771

Onde denunciar violência
Os principais meios de denúncias relativas à violência contra a mulher são “Disque 180” e “Disque 190”, que podem ser acionados gratuitamente. Veja outras formas clicando em: http://www.defensoria.to.def.br/nudem/noticia/32149

Placa 180
Estabelecimentos comerciais de Palmas devem divulgar o número de telefone 180, do Disque Denúncia de violência, abuso e exploração sexual contra a mulher, conforme Lei nº 2.369/2018. Por meio do Nudem, a DPE-TO disponibilizou modelos para download. Veja aqui: http://www.defensoria.to.def.br/ascom/noticia/25701


keyboard_arrow_up