edit Editar esse Conteúdo

Envolvimento de membros, servidores e voluntários é destaque na Semana de Direitos Humanos

Publicado em 18/12/2018 11:26
Autor(a): Cinthia Abreu / Ascom DPE-TO
Em Araguatins, atividades da Semanaforam realizadas no IFTO com uma edição do projeto "Defensores da Cidadania" - Foto: DPE-TO Araguatins / Divulgação


Programação foi finalizada na sexta-feira, 14, com atividades no distrito de Taquaruçu e Colinas do Tocantins


A 1ª Semana Estadual de Direitos Humanos foi finalizada na sexta-feira, 14, com ações no Canto das Artes, em Taquaruçu, e no Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, em Colinas do Tocantins. Uma edição do projeto “Defensores da Cidadania” com palestra com o tema “O que são direitos humanos” foi realizada em Colinas. Já em Taquaruçu, distrito de Palmas, o último dia de atividades exibiu filmes do projeto “Cine Defensoria” com obras sobre diversidade religiosa.

Realizada pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) por meio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) e com apoio das diretorias regionais, a 1ª Semana Estadual de Direitos Humanos ofereceu palestras, rodas de conversas, cines debates e oficinas, através de projetos da instituição.

A programação envolveu mais de uma semana de intensa programação, com atividades de Norte a Sul do Tocantins. De acordo com a defensora pública Maurina Jácome Santana, coordenadora em substituição do NDDH, o balanço geral da Semana foi um sucesso e um dos maiores destaques foi o envolvimento das equipes de todas as regionais, que inclui defensores, servidores e estagiários. “Eles voluntariamente quiseram se envolver no projeto, tanto que vamos encaminhar um elogio à Corregedoria focando o voluntariado”, disse.

Para a defensora pública, destacar a celebração dos 70 da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi essencial para o projeto. “É preciso que esse tema seja trabalhado não só agora, em virtude dos 70 anos, mas em todo tempo. E a gente pretende dar continuidade ao projeto por muito tempo para levar os conhecimentos básicos a cada cidadão”, disse a defensora pública.

Semana
Maurina Jácome Santana ressalta que o objetivo foi o de promover uma abordagem reflexiva sobre a evolução histórica dos direitos humanos, apresentando a DPE como expressão da garantia do acesso à justiça e aos direitos, bem como possibilitar um amplo e democrático debate sobre os direitos humanos e aspectos práticos para sua efetivação.

Foram realizadas ações em Gurupi, Tocantínia, Paraíso do Tocantins, Colinas, Guaraí, Araguatins, Porto Nacional, Monte do Carmo, Miracema, Palmas e em seus distritos: Taquaruçu e Buritirana.


////////////////////

Sobre a Semana Estadual de Direitos Humanos, leia também:

Atuação profissional na defesa dos direitos humanos é abordada com estudantes de Jornalismo da UFT
http://www.defensoria.to.def.br/nddh/noticia/31174

Monte do Carmo, Miracema e Porto Nacional recebem “Defensores da Cidadania” sobre direitos humanos
http://www.defensoria.to.def.br/noticia/31163

Semana de Direitos Humanos promove debate em Palmas sobre acesso à cidade e coletividade
http://www.defensoria.to.def.br/noticia/31155

Direitos humanos são abordados sob diferentes aspectos com estudantes e comunidades
http://www.defensoria.to.def.br/noticia/31093

Unidade escolar de Gurupi recebe atividade da 1ª Semana Estadual de Direitos Humanos da DPE-TO
http://www.defensoria.to.def.br/noticia/31067


keyboard_arrow_up