edit Editar esse Conteúdo

Semana da Moradia: DPagra realiza atendimento coletivo para cerca de 60 pessoas em Ponte Alta

Publicado em 24/04/2018 15:59
Autor(a): Autor não informado
Semana da Moradia: DPagra realiza atendimento coletivo para cerca de 60 pessoas em Ponte Alta - Foto: Loise Maria

Nesta terça-feira, 24, o defensor público Guilherme Vilela Ivo Dias,  coordenador em substituição do Núcleo Especializado da Defensoria Pública Agrária (DPagra), realizou atendimento coletivo para cerca  de 60 pessoas, integrantes de famílias que exercem a posse da Fazenda Renascer, localizada na zona rural de Ponte Alta do Tocantins, a 152 km de Palmas.

A atividade aconteceu no Fórum do Município e integra a programação da III Semana Nacional de Luta pelo Direito à Moradia, promovida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

O objetivo do atendimento foi verificar a situação das famílias, tirar dúvidas e dar orientações. A Defensoria Pública vem acompanhando o caso desde 2016, no qual aproximadamente 50 famílias exercem a posse da área desde o ano de 2010, local onde construíram casas e cultivam pequenas plantações. 

A principal orientação dada pelo Defensor Público foi no sentido das famílias se organizarem e constituírem uma associação, que poderá representá-la de forma coletiva. “Essa é uma articulação que deve ser coordenada pelas famílias. Elas precisam se reunir, discutir e decidir se querem ou não organizar uma associação. Ao mesmo tempo em que a Defensoria Pública segue à disposição para orientar nesse processo e atuar na defesa das famílias”, ressaltou.

As famílias devem se reunir e deliberar sobre a criação da entidade representativa.

O atendimento contou com o apoio técnico da assessora do DPagra, Graziela Mitie Kondo Ramos.

Semana da Moradia

O evento é organizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) por meio dos Núcleos Especializados de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), DPagra e das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Coletivo Palmas Participa.

As atividades tiveram início nesta segunda-feira, 23, e seguem até sexta-feira, 27, e são direcionadas aos assistidos, movimentos sociais, acadêmicos, membros e servidores da Defensoria Pública e de outros órgãos e instituições, e sociedade civil em geral.

Texto: Rose Dayanne Santana / Ascom DPE-TO



keyboard_arrow_up