edit Editar esse Conteúdo

Ser mulher é...

Publicado em 24/03/2020 13:14
Autor(a): Autor não informado
Ser mulher é... - Foto: Divulgação

* Por Kaline Fortaleza

Encarar os padrões impostos, afinal, você é uma mulher sem peitos? Você que lute por um silicone. Com peitos? Cubra-se, depravada! Sem bunda? Vão comentar e até rir de você por isso. Com bunda? Bem, melhor se proteger para não atrair os “tarados”. És baixa? Você precisa usar saltos, querida, mesmo que não goste. És alta? Droga, você não pode ser mais alta que os homens, nunca use saltos. Magra? Ganhe peso, ninguém gosta de ossos. Gorda? Comida demais, apelidos demais! Gosta de maquiagem, perua? Não gosta de maquiagem, desleixada? Ser mulher ainda é ter que ouvir no trânsito: “tinha que ser mulher”; é ainda ter que ouvir que cuidar de casa, louça, roupas e filhos “é coisa para mulher”.

Sobre os padrões, se formos segui-los, seremos sempre envergonhadas por tudo e isso é um equívoco. O corpo ideal é aquele que te faz bem, seja você seu próprio padrão de beleza. Sobre as piadas acerca do “feminino”, entenda que mulher é um ser humano, com erros e acertos, qualidades e defeitos, tem medos bobos e coragens absurdas, é sensível e tem bravura, pode fazer dos limões, limonadas ou por que não caipirinhas?

Mulher, não deixe que te desvalorizem ou te diminuam, pois não é o gênero que te define, mas a pessoa que se é ou deseja vir a ser. Já parou para pensar que o mínimo que devemos às mulheres é respeito? Já moramos dentro de uma delas um dia, lembra? Ser mulher é estar nos detalhes. Mais do que chocolates, perfumes ou flores, nos dêem respeito. Obrigada. De nada.

*Secretária-Executiva do Conselho Superior da DPE-TO há 5 anos. Nascida em, à época, Paraíso do Norte - Goiás, hoje Paraíso do Tocantins, filha de um cearense e uma sergipana, esposa, mãe de um casal e por tudo isso, feliz! Uma pessoa em busca de alguém que prove qual vida é bela, interessante ou está completa sem a presença de uma MULHER.

keyboard_arrow_up