edit Editar esse Conteúdo

"Ser mulher é..."

Publicado em 18/12/2019 11:43
Autor(a): Autor não informado
"Ser mulher é..." - Foto: Divulgação

*Por Lidiene de Fátima Oliveira


Ser mulher é analisar seu contexto histórico,diante de uma sociedade machista e patriarcal. Ser mulher é, desde a antiguidade, a fortaleza do lar. Não há de se negar que a figura feminina se destaca nos primórdios da sociedade.  Várias mulheres tiveram papel determinante no curso de nossa evolução, podemos destacar Cleópatra (rainha do Egito), princesa Isabel (responsável pelo fim da escravidão no Brasil), Margareth Thatcher (Primeira-ministra da Grã-Bretanha, conhecida como a “Dama de Ferro”).

Ser mulher é demonstrar suas forças e competência diante de uma sociedade exigente.É ter um jeito meigo, doce e carinhoso.  Mas também é ter uma força selvagem que habita dentro de si.  Ser mulher é ter o equilíbrio entre a independência e a intimidação.

Ser mulher é ter a coragem de desbravar caminhos inusitados. Mostrar seu lado guerreira de ser, de lutar pela igualdade. É expor suas opiniões com propriedade.

Ser mulher é ser mãe ou não, ser provedora, conselheira, trabalhadora, sedutora, educadora, sonhadora, gerenciadora, mas é também um ser sensível, que chora, pede ajuda, que “cai e levanta”, ser mulher é ter angústia e intuição. Ser mulher é saber driblar infinitos padrões de comportamento impostos pela sociedade. Ser mulher é cultivar sua beleza interna ou externa em busca de sua felicidade.

Ser mulher é seguir seus instintos, é demonstrar suas individualidades como também suas necessidades. É tomar a frente de decisões, como também o direito de recuar se sentir vontade.

Ser mulher é viver se reinventando, a despir e vestir de novo a própria alma. É, em meio a tantas iguais, perceber-se inexplicavelmente única, simples e complexa.


“E o sexo está nelas, e o mundo está nelas, e a loucura reside neste mundo.” (Vinicius de Moraes).


* Assistente de Defensoria do Estado do Tocantins, Núcleo Regional de Palmas



keyboard_arrow_up