edit Editar esse Conteúdo

Ser mulher é...

Publicado em 20/11/2019 09:10
Autor(a): Autor não informado
Ser mulher é... - Foto: Divulgação

*Por Bianca Pereira da Silva


Ser mulher é estar em constante conhecimento de si, é lutar e resistir aos caminhos e desafios que nos atravessa. Ser mulher é leveza e ao mesmo tempo força... É um misto de euforia e calma, é a sensibilidade dos detalhes e das lembranças., é poder  olhar o ontem e lembrar dos passos que vieram de antes, de muito longe e que foram carregados de luta resultando na existência do hoje.

Ser mulher é ter a certeza que nossa essência não é a beleza externa que nos é cobrada, nem tampouco o corpo perfeito, mas sim a existência da luz que rege sobre cada uma de nós na sua mais intensa magnitude.

Ser mulher é essa pluralidade infinita que somos, cada uma com sua especificidade, rostos, corpos e cabelos múltiplos. Somos mulheres negras, indígenas, quilombolas, brancas carregando consigo os medos, as inseguranças, incertezas que só nós mulheres sabemos cada uma a sua maneira e justamente por sabermos é que no fim nos juntamos e nos seguramos com o objetivo de nos fortalecer e de continuar a caminhada.

Ser mulher é riso, choro, dança, cabelos ao vento... É se apaixonar por si todos os dias mais que qualquer outro ser, é se amar da maneira que se merece. Ser mulher é ter o poder da escolha do que se quer, do sim e do não, sem precisar se preocupar com as opiniões externas.

Ser mulher nos faz ser tudo isso confrontando uma sociedade que não reconheça nossa existência e é por esse motivo que levantamos todos os dias em busca de ser mulher, de RESISTIR E EXISTIR!!    


*Bianca Pereira da Silva

Assistente Social
Ativista Negra

/// O projeto ///

A fim de despertar nas mulheres momentos de autoconhecimento e dedicados exclusivamente a elas, o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) convida as mulheres a se expressarem por meio da escrita. Para participar, envie um texto de até 20 linhas para o email nudem@defensoria.to.def.br com o tema “Ser mulher é...". Também é preciso enviar uma foto e uma breve descrição que conte um pouco sobre quem você é (nome, ocupação, onde mora, enfim, o que quiser contar). 

keyboard_arrow_up