edit Editar esse Conteúdo

Ser mulher é...

Publicado em 06/11/2019 09:12
Autor(a): Autor não informado
Ser mulher é... - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação


* Por Elydia Monteiro


Ser mulher é ter em si a força, a vitalidade, a beleza e a abundância da natureza. A natureza que cria, que molda, que transforma, que alimenta, que oferece o melhor de si sem expectativa de retorno. A natureza que confia nos ciclos da vida, que acredita no seu potencial curativo, na força transformadora de sua essência.

Ser mulher é ter a cabeça nas nuvens em sonhos altos, os pés firmes na terra para dar segurança, o coração nos olhos para ver além da realidade material de um mundo agressivo e insano.

Ser mulher é o registro mais claro do resgate à ancestralidade. É trazer em si o molde das mulheres que, muito antes delas, se dedicaram a cultivar a terra, domesticar os animais e, com isso, aprenderam a cuidar, a amar, a acolher, a entender os símbolos, as emoções e todo esse rico universo que não é racional. Essa função fez com que a mulher se ligasse ao divino e compreendesse/sentisse melhor o amor e o quanto essa força ativa transforma, realiza.

Ser mulher é compreender que, com ou sem filhos, maridos, parceiros, empregos formais, recursos materiais, sua função no mundo não se mede pelos outros, mas pela força de vida que existe em si. Ser mulher é acreditar em si, na sua capacidade de cura, de amar, de viver de forma plena. Por tudo isso a mulher é quem melhor ajuda, melhor acolhe, melhor cuida, melhor vê.

Ser mulher é ver o mundo pelo sentido da intuição. É enxergar o mundo pelo sentimento e não pelos recursos que o corpo físico oferece. É saber que algo não vai bem com o outro pelo tom de voz, pelo olhar. É chorar junto com quem sofre quando não há mais nada a fazer, é sorrir com cada conquista, é esperar de forma ativa e corajosa pela germinação de cada semente lançada no solo fértil da vida.

Ser mulher é esperança, é luta, é sonho, é conquista. É o elo com a Divindade, com a Natureza (que também é Ela). É a fonte da vida humana. Ser mulher é plenitude, é empatia, é amor. 



* Elydia Leda Barros Monteiro
Defensora Pública no Estado do Tocantins


/// O projeto ///

A fim de despertar nas mulheres momentos de autoconhecimento e dedicados exclusivamente a elas, o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) convida as mulheres a se expressarem por meio da escrita. Para participar, envie um texto de até 20 linhas para o email nudem@defensoria.to.def.br com o tema “Ser mulher é...". Também é preciso enviar uma foto e uma breve descrição que conte um pouco sobre quem você é (nome, ocupação, onde mora, enfim, o que quiser contar). Saiba mais clicando aqui



keyboard_arrow_up