edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO apóia projeto que prevê uso consciente da internet para crianças e adolescentes

Publicado em 22/08/2019 14:28
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
A cartilha orienta o uso de um aplicativo que monitora o conteúdo utilizado por crianças e adolescentes na internet - Foto: Loise Maria/ Ascom DPE-TO



Crianças e adolescentes, em sua grande maioria, estão antenados ao que acontece no mundo virtual, por meio da internet. Desta forma, eles também estão sujeitos a riscos como abuso sexual, cyberbullying, exploração sexual e visualização de conteúdos impróprios, que podem causar problemas psicológicos graves e traumas pra toda a vida. Diante disso, o Núcleo da Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), em parceria com o Conselho de Usuários da TIM, desenvolveu uma cartilha para o uso consciente da internet para crianças e adolescentes. Agora, o material também será utilizado na Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

A cartilha orienta o uso de um aplicativo que monitora o conteúdo utilizado por crianças e adolescentes na internet, o Tim Protect Filhos. O material foi repassado pelo coordenador do Nudecon no Pará, o defensor público Cássio Bitar, aos defensores públicos do Tocantins Daniel Gezoni e Edivan de Carvalho Miranda, respectivamente, coordenadores titular e auxiliar do Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE-TO, durante reunião do Conselho de Usuários da TIM na Capital, nesta quinta-feira, 22.

De acordo com Daniel Gezoni, as cartilhas serão encaminhadas aos assistidos da DPE-TO que forem atendidos no Nudecon e na Defensoria Pública da Infância. “É um trabalho de proteção e informação para que as pessoas possam ser orientadas sobre os principais cuidados no uso consciente da internet para as crianças e adolescentes”, declarou o defensor público.

Presidente do Conselho de Usuários da TIM da região Norte, o defensor público Edivan de Carvalho Miranda, lembra que é uma ferramenta importante de conscientização. “É uma cartilha muito útil, que informa aos usuários quais são as preocupações que os pais e responsáveis devem ter com a utilização da internet pelos seus filhos, além de uma solução para o problema, por meio do aplicativo oferecido pela operadora”, explica o defensor público.

Cartilha

Conforme o defensor público do Pará, Cássio Bitar, a iniciativa surgiu a partir de um procedimento administrativo instaurado pela Instituição do Pará. “Foi identificada a necessidade de se trabalhar junto aos provedores de internet o conhecimento de que é preciso manusear esse produto com segurança. A operadora TIM incorporou essa iniciativa e lançou a cartilha de orientar os pais e responsáveis sobre os cuidados no aspecto quantitativo e qualitativo. Além desse dever de informação, nós conseguimos esse aplicativo de controle parental para que os pais possam acompanhar o que os filhos estão acessando”, declarou.

Ainda de acordo com Cássio Bitar, a medida não visa impor restrições ao uso ou censura, mas sim, aperfeiçoar sua utilização de forma prudente e responsável. “A ideia é otimizar a sua utilização, fazer com que seja realmente uma ferramenta de inclusão social para agregar na educação dos nossos filhos”, ressaltou o defensor público. 

Mais informações do aplicativo no site www.timprotect.com.br.

Reunião

Os defensores públicos do Tocantins e o defensor público do Pará participaram da reunião, em Palmas, do Conselho de Usuários da TIM da região Norte, com o objetivo de debater demandas de defesa dos interesses do consumidor. O conselho, presidido pelo defensor público do Tocantins Edivan de Carvalho Miranda, tem caráter consultivo, voltado para a avaliação dos serviços e da qualidade do atendimento, bem como para a formulação de sugestões e de propostas de melhoria dos serviços de telecomunicações.



keyboard_arrow_up