edit Editar esse Conteúdo

Crianças em acolhimento são beneficiadas com presentes e kits de higiene

Publicado em 03/11/2020 14:50
Autor(a): Keliane Vale /Comunicação DPE-TO
Crianças em acolhimento são beneficiadas com presentes e kits de higiene - Foto: Loise Maria

A alegria de mais de 50 crianças de abrigos de Palmas e Porto Nacional pelo mês das crianças foi possível pelo engajamento dos padrinhos e madrinhas do projeto “Transforme uma vida: Apadrinhe uma criança!”, que teve como tema “Amor e Cuidado”. O projeto culminou com um dia festivo nos abrigos Lar Batista, Raio de Sol, Sementinha do Amor, Tia Messias e Casa de Acolhida, na última sexta-feira, 30. A iniciativa é do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Nudeca), em conjunto com as Diretorias Regionais de Palmas e Porto Nacional, como também o Lar Batista.


Na ocasião, as crianças receberam presentes, cada uma apadrinhada por três voluntários da comunidade, que receberam uma carta escrita pelas crianças e adolescentes falando o que gostariam de ganhar. A coordenadora do Lar Batista, Judite Rocha, disse que a ação é uma forma de aproximar a sociedade dos abrigos. “Uma das crianças pediu óculos e o sonho dela pôde ser realizado por uma madrinha que nos ajuda muito. Então, a gente vê realizando o sonho das crianças. É muito importante ver o envolvimento dos padrinhos e madrinhas, todo mundo se unindo para fazer um dia bem feliz para as crianças”, comemorou.  


Além dos presentes, o projeto idealizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e Lar Batista, arrecadou kits de higiene pessoal (toalha de banho, shampoo, condicionador, creme de pele, escova de dente, porta escova de dente, desodorante, fio dental, saboneteira, bucha) para presentear cada criança e adolescente acolhidos. 


A coordenadora da Casa Acolhimento Institucional Sementinha do Amor, Adrielle da Silva Barreto Fonseca, destacou que os kits entregues pelo projeto são itens que todo abrigo necessita no dia a dia. “As doações são muito importantes porque mostram para as crianças que existem pessoas que gostam delas e querem doar o que é desejo do coração delas, não necessariamente pelo bem material, mas pelas pessoas que doam, que neste ano puderam participaram desta festa da solidariedade mesmo de forma remota. Padrinhos afetivos e um afeto de qualidade”, disse.


Dia da festa

O projeto promoveu um dia de socialização e interatividade entre as crianças e adolescentes que vivem em casas de abrigo, com brincadeiras, sessão de cinema, lanches e entrega dos presentes.


“A gente sempre procura colocar a vida dos adolescentes mais próxima de um lar, de uma família. Quando recebem esses presentes eles se sentem felizes, importantes, se sentem olhados", disse a coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional da Casa Acolhida, Ilziane  Gomes de Sousa. 


Também falou dos sentimentos das crianças a pedagoga Fernanda Almeida, da Casa de Acolhimento Institucional Raio de Sol: “é muito importante esse carinho e trabalho da Defensoria e da comunidade. As crianças ficam na expectativa, contribui muito com a autoestima delas, de saber que tem pessoas que se importam com elas, sem contar a questão carência, pois muitos não tem um brinquedo quando vêm para o abrigo”, comentou.  


Projeto

Iniciado em outubro de 2017, o “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança!”, é executado por meio de uma rede de voluntários. De acordo com a coordenadora do Nudeca, a defensora pública Fabiana Razera, a partir do apadrinhamento afetivo e/ou financeiro, crianças e adolescentes abrigados têm a oportunidade de vivenciar uma experiência sócio-afetiva que proporciona a eles uma memória positiva de carinho e humanismo que faz toda a diferença na vida destas pessoas.

O Nudeca, em conjunto com as Diretorias Regionais de Palmas e Porto Nacional, participou das entregas dos presentes; com o auxílio da coordenadora do Núcleo, defensora pública Fabiana Razera e a analista Márcia Ayer, em Palmas, e da defensora Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz, em Porto Nacional.


keyboard_arrow_up