edit Editar esse Conteúdo

Subdefensor Geral participa de lançamento do Observatório de Informações sobre Drogas

Publicado em 27/03/2014 10:10
Autor(a): Autor não informado
Secretário nacional de políticas sobre drogas, Vitore André Zílio Maximiano - Foto: Fotos: Loise Maria

 

O subdefensor público geral, Alexandre Elias El Zayek, participou do lançamento do OTID - Observatório Tocantinense de Informações sobre Drogas, que aconteceu nessa quarta-feira, 26, no auditório do Ministério Público Estadual. 

Além do Subdefensor, compôs a mesa de honra o secretário estadual da Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, e a procuradora-geral de Justiça do Estado, Vera Nilva Álvares Rocha, e o secretário da SENAD – Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano.

Citando números preocupantes após levantamento realizado pela SENAD em parceria com a Fiocruz, o secretário Vitore Maximiano afirmou em seu discurso que no Brasil existem pelo menos 370 mil usuários de crack regulares e que são necessárias ações de prevenção, cuidado, atenção, tratamento e reinserção social desses usuários. Parabenizou o trabalho realizado na Comunidade Terapêutica Ser Livre no Estado do Tocantins, onde comprovou através de depoimentos de ex-residentes, a importância do trabalho realizado de forma  articulada com a rede, em parceria com o CAPS’AD - Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas, com as empresas, o poder judiciário e demais instâncias governamentais.

“A criação do OTID certamente auxiliará a todos os profissionais envolvidos no combate às drogas, no tratamento desta doença, e na coleta de dados importantes, de forma a identificarmos os pontos mais sensíveis do problema”, pontuou o subdefensor público geral, Alexandre Elias El Zayek. Também ratificou que a Defensoria Pública, é uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado e que, desde já, se lança como parceira deste programa, colocando-se à disposição, como e quando necessário for, no combate e tratamento das Drogas.

OTID

O OTID – Observatório Tocantinense de Informação sobre Drogas foi criado com o objetivo de implantar e gerir um portal interativo de pesquisa, produção, sistematização de conhecimento cientifico sobre as substâncias psicoativas, com o fim de contribuir para o esclarecimento da sociedade e construir uma rede de intercâmbio entre profissionais e instituições afins que atuem no Estado e municípios tocantinenses.

Autora: Leide Theophilo

keyboard_arrow_up