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Servidores e Defensores Públicos alinhados em prol de uma Defensoria Pública fortalecida

Publicado em 12/08/2014 15:00
Autor(a): Autor não informado
Defensor público Gidelvan Sousa Silva durante o Alinhamento Estratégico - Foto: Loise Maria

 

O alinhamento estratégico de uma instituição requer além de planejamento, disposição para reavaliar e fazer ajustes necessários. Essa é a proposta da gestão estratégica desenvolvida na Defensoria Pública do Estado, uma força de trabalho envolvida e responsável, focada em atingir os objetivos de forma coesa e com resultados. Foi com essa finalidade que a equipe administrativa de Palmas reuniu mais de 80 Servidores e 12 Membros das Regionais de Tocantinópolis, Araguatins e Araguaína, entre os dias 6 e 8 de agosto.

As reuniões setorizadas visaram apresentar, discutir e buscar sugestões para melhorias na implementação dos 36 projetos construídos por meio do Planejamento Estratégico realizado no ano passado pela Instituição. O andamento, objetivos e resultados das ações foram apresentados e discutidos para o envolvimento de todos os integrantes da Defensoria Pública, com a finalidade única de prestar um atendimento de excelência para a comunidade carente do Estado.

Os momentos foram de troca de experiências entre gestão, Servidores e Membros que colocaram suas necessidades e dúvidas sobre projetos e ações e contribuíram para adequações.

Em Araguatins, as exposições de projetos foram bem recebidas pelos participantes, como colocado pelo defensor público Gidelvan Sousa Silva, que reforçou a importância de uma gestão trabalhada na Instituição. “Eu vejo o planejamento estratégico como algo muito positivo dentro Defensoria Pública, pois vai definir os rumos que a Instituição vai tomar; sabermos para onde vamos, o que queremos construir e como vamos construir. Vejo muito positiva também a vinda do Defensor Público Geral nas Regionais a fim de esclarecer sobre o que acontece na Instituição, fazer este alinhamento com Servidores para que eles estejam unidos nestes objetivos, afinal a Defensoria Pública não é composta apenas por Membros, e se os Servidores não estiverem engajados neste projeto não alcançaremos o que almejamos. O planejamento é à longo prazo, os resultados não são imediatos, e vejo a Defensoria Pública em constante crescimento, já avançamos muito mas estamos sempre em busca de dar um atendimento efetivo e de qualidade aos assistidos e esse avanço passa pelo planejamento”, disse Gidelvan Sousa Silva. 

Em Tocantinópolis, a analista jurídica Julieide Campelo também se envolveu nas discussões. “O momento foi ímpar, pois propiciou uma oportunidade inigualável de conhecer, discutir e opinar nos projetos desenvolvidos na Instituição, fazendo-nos sentir partícipes na construção de uma Defensoria Pública mais comprometida, eficiente e humanizada”. Em Araguaína, foi positivo o entendimento da importância do planejamento estratégico e alinhamento dos projetos. “Acredito no Planejamento Estratégico como uma forma de melhorar o ambiente de trabalho e qualidade de vida do Servidor”, disse o analista jurídico Ismael de Souza Lima.

Defensoria Pública – Um Direito Seu

Um dos resultados do Planejamento Estratégico apresentados durante o alinhamento foi a campanha institucional “Defensoria Pública – Um Direito Seu”, quando também foi feita a entrega dos materiais impressos, como folderes e cartazes, para as Diretorias, com foco na distribuição em pontos de atendimentos na sede da Instituição e nos municípios atendidos. A campanha é voltada para a orientação dos assistidos sobre o papel da Instituição e suas áreas de atuação. A proposta nasceu do planejamento estratégico, a partir do objetivo de “Fortalecer a imagem da Instituição”, dentro do projeto “Elaborar e implementar Plano de Comunicação Institucional para informar e sensibilizar a sociedade e públicos de interesse quanto ao papel da Defensoria Pública”.

Nossa Face

Além de todas as informações que foram repassadas para Membros e Servidores através do alinhamento estratégico, a exposição “Nossa Face”, da repórter fotográfica da Instituição, Loise Maria, percorreu as três Regionais e foi alvo de muitos elogios e pedidos para que as imagens permaneçam mais tempo nas Diretorias.

Biblioteca em Movimento

Com a proposta de propiciar o conhecimento à comunidade assistida, a Defensoria Pública do Estado implantou também, entre os dias 6 e 8 deste mês, o projeto “Biblioteca em Movimento: Conhecimento que fica, Livro que segue”, nas Regionais de Tocantinópolis, Araguatins e Araguaína. O projeto consiste na disponibilização de obras literárias nas recepções da Defensoria Pública ao alcance de todos, que poderão manusear, ler ou levar o livro se assim desejar. O Assistido tem o acesso gratuito a obras de diferentes áreas e pode até mesmo levar para casa e emprestar a outra pessoa. A devolução é optativa e pode ser feita em qualquer unidade da Defensoria Pública ou ainda em espaços públicos – ponto de ônibus, praças, rodoviárias e outros, para que outras pessoas possam também usufruir do livro.

 Autora: Caroline Spricigo

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