edit Editar esse Conteúdo

Nudem participa de programação para mulheres quilombolas

Publicado em 16/03/2015 12:23
Autor(a): Autor não informado
Nudem participa de programação para mulheres quilombolas - Foto: Manoel Lima/SECOM

O Nudem – Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins foi parceiro do Governo do Estado em ação social para mulheres quilombolas na comunidade Quilombola Manoel João, no município de Brejinho de Nazaré, na sexta-feira, 13.

De acordo com a coordenadora do Nudem, defensora pública Vanda Sueli Machado, a programação reuniu representantes e líderes das comunidades Malhadinha, Córrego Fundo e Curralinho numa ação voltada também para a implementação das políticas públicas para as comunidades. “Fizemos rodas de conversas, abrimos espaços para perguntas e falamos de direitos. A comunidade ficou bastante satisfeita”, avalia Vanda Sueli. 

As mulheres quilombolas participaram de oficinas de beleza, realizada pelo Instituto Crespas, voltadas à valorização da identidade. Moradora da comunidade, Ariadne Cesar participou de uma oficina e ressaltou a necessidade da valorização da identidade das mulheres quilombolas. “É muito importante resgatar essa identidade, que tem que ser fortalecida todos os dias, principalmente por nós mulheres quilombolas. Aqui, tivemos a oportunidade de aprender mais e trocar conhecimento também, além de melhorar nossa autoestima”, avaliou.

O Nudem presta assistência jurídica às vítimas de violência doméstica e familiar. Porém, por meio de um levantamento na comunidade, a defensora pública identificou uma grande diferença de índices, se comparado aos atendimentos nas demais regiões do Estado, como a Capital. “O que mais impressionou e vimos de positivo foi quando levamos um questionário para as líderes das comunidades e constatamos que os índices de violência doméstica nas comunidades quilombolas quase não existem”, avalia Vanda Sueli.

 

Programação

Segundo a Defensora Pública, o foco foi o atendimento para mulheres, mas a programação abrangeu a toda a comunidade, onde servidores do Nudem, Secretaria Estadual de Saúde e INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social prestaram assistência e atendimento especializado, voltados aos direitos e saúde dos quilombolas. “Foi uma programação muito legal. Além de atividades que resgatavam a autoestima das mulheres, fizemos atendimentos a todos os moradores com testes rápidos de saúde e ouvimos as reivindicações da comunidade como problemas com documentação de terra e saneamento básico e muito mais”, destaca.
O evento foi realizado pela SEDs - Secretaria de Estado da Defesa e Proteção Social e contou com a presença da vice-governadora Claudia Lelis e da Diretora de Políticas Afirmativas da Secretaria Estadual da Defesa e Proteção Social, Maria Vanir Ilídio. (Com informações da ascom SEDs)

 

Texto: Cinthia Abreu

 

keyboard_arrow_up