edit Editar esse Conteúdo

NUDECON terá programação alusiva ao Dia Mundial do Consumidor

Publicado em 14/03/2014 15:53
Autor(a): Autor não informado
NUDECON terá programação alusiva ao Dia Mundial do Consumidor - Foto: Divulgação

O NUDECON – Núcleo de Defesa do Consumidor, da Defensoria Pública do Tocantins, realizará várias ações de conscientização para lembrar o Dia Mundial do Consumidor, 15 de Março.

Estão previstas orientações ao consumidor através do Programa de Rádio “Aqui você tem direito”, na 96 FM, nas sextas-feiras, a partir das 10h30, onde esclarecerá ao vivo aos ouvinte dúvidas sobre direitos do consumidor.

Equipes da Defensoria Pública e Procon irão promover um ciclo de palestras ao longo de uma semana, além de prestar trabalhos de educação para consumo em diversos seguimentos da sociedade, à exemplo de escolas, repartições públicas, associações entre outras.

Haverá também a distribuição de cartilhas orientativas aos Assistidos da Defensoria Pública do Tocantins e será lançado um questionário eletrônico no site do NUDECON, com a intenção de identificar superendividados, e a partir de informações repassadas sobre a situação financeira, fazer avaliação da situação e encaminhar a equipe do Projeto Negociar para possibilidade de enquadramento no Programa de Tratamento e Combate ao Superendividamento.

A intenção do Núcleo é promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos dos consumidores e a ética nas relações de consumo.

História                                                                                                               

No dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Consumidor. Essa data foi escolhida em razão de uma mensagem remetida pelo Presidente Kennedy ao Congresso americano, reconhecendo diversos direitos dos consumidores, especialmente quanto à segurança; à informação; bem como à livre escolha dos produtos e serviços. Trata-se, de um marco importante na proteção dos direitos dos consumidores, que até então só eram tutelados por legislações rudimentares. (Com informações do NUDECON)

Texto: Alessandra Bacelar

 

 

keyboard_arrow_up