edit Editar esse Conteúdo

Nudeca participa de workshop promovido pelo TCE voltado à primeira infância

Publicado em 17/04/2024 17:06
Autor(a): Laiane Vilanova/Comunicação DPE-TO
Um dos objetivos do evento é colaborar com os gestores na elaboração de políticas públicas, à primeira infância em suas respectivas localidades - Foto: Marcelo Les/Comunicação DPE-TO

A coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz, participou nesta quarta-feira, 17, do workshop: Participação Ativa na Primeira Infância – Moldando Destinos. Promovido pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) o evento contou com a presença do secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira.

O encontro teve como objetivo capacitar representantes da comunidade para colaborar com os gestores na elaboração de políticas públicas, programas, planos e ações direcionadas à primeira infância em suas respectivas localidades.

A defensora pública Elisa Maria ressaltou a importância do evento para a implantação de políticas públicas voltadas para a área. "O TCE/TO virou uma referência nacional na  atuação na Infância, especificamente  na Primeira Infância. Encampar uma luta como essa facilita bastante a adesão dos gestores na criação e implementação de políticas públicas voltadas para crianças. Mas a resistência do poder público é tamanha que ainda assim, alguns municípios não fomentam essas políticas que deveriam, por lei, ser prioridade", disse a coordenadora do Nudeca.

Na oportunidade foi apresentada ainda uma cartilha educativa elaborada pelo TCE/TO voltada especialmente para os membros dos Conselhos Tutelares e Conselheiros Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) do Tocantins.

Essa capacitação do TCE/TO está inserida no Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância, projeto da Corte que visa garantir maior amplitude na luta pela garantia dos direitos e o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos no estado do Tocantins e conta com a parceria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins.

keyboard_arrow_up