edit Editar esse Conteúdo

Nucora realiza visita institucional à DPU para apresentar o projeto “Defensorias do Araguaia”

Publicado em 05/04/2024 16:27
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
Letícia Amorim e Igor Andrade se reuniram na sede da DPU em Palmas - Foto: Marcelo Les/Comunicação DPE-TO

Coordenadora do Núcleo de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), a defensora pública Letícia Amorim realizou uma visita institucional ao defensor público-chefe da Defensoria Pública da União no Tocantins (DPU-TO), Igor de Andrade Barbosa, para apresentar o projeto “Defensorias do Araguaia”. A reunião foi realizada nesta sexta-feira, 5, na sede da DPU, em Palmas.

De iniciativa da DPE-TO, o Projeto será realizado conjuntamente entre a Instituição e as Defensorias Públicas nos Estados de Goiás [DPE-GO] e Mato Grosso ([DPE-MT] com foco na prestação de atendimentos jurídicos integrais e gratuitos a indígenas de aldeias da região do Alto Araguaia, que abrange os três Estados.

Durante o encontro realizado hoje, 5, Letícia Amorim explicou o Projeto e destacou a atuação conjunta entre DPE-TO, DPE-GO e DPE-MT. Conforme ressaltou a Coordenadora do Nucora na reunião, a execução do projeto será um marco entre as Defensorias Públicas e demais entidades participantes, pois vai envolver um olhar institucional coletivo voltado aos povos indígenas da Ilha do Bananal, população esta muitas vezes marginalizada e que convive com uma série de problemas que envolvem não só a vulnerabilidade econômica, mas um estado de vulnerabilidade de forma geral.

Após conhecer o “Defensorias do Araguaia” e elogiar as qualidade e abrangência da iniciativa, Igor Barbosa manifestou interesse em ser parceiro do projeto, afirmando que o esforço conjunto proposto pela iniciativa em prol de uma população tão invisibilizada é muito importante, tendo o “DNA” da DPU, que também tem papel de atender a comunidades tradicionais e aos povos originários.

keyboard_arrow_up