edit Editar esse Conteúdo

Em Porto Nacional, Nudem participa do I Fórum de Políticas Públicas de Proteção à Mulher

Publicado em 25/03/2024 16:00
Autor(a): Laiane Vilanova / Comunicação DPE-TO
Coordenadora do Nudem, Pollyana Assunção falou sobre os diversos tipos de violência contra mulheres - Foto: Laiane Vilanova / Comunicação DPE-TO

A coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), defensora Pollyana Lopes Assunção, ministrou palestra com o tema “Tipos de violência contra a mulher” durante o I Fórum de Políticas Públicas de Proteção à Mulher. O espaço de debates é promovido pela Prefeitura de Porto Nacional e foi realizado na manhã desta segunda-feira, 25, no Centro de Convenções Comandante Vicentão.

Na ocasião, Pollyana Assunção abordou com os presentes os diversos tipos de violência relacionados à mulher, tais como: física, psicológica, patrimonial, moral, sexual, obstétrica e até mesmo política. “Muitas mulheres atualmente são vítimas de violência porque desconhecem que determinados comportamentos, apesar de normalizados, são tidos como violentos. O marido que se apodera do salário da esposa, sob o argumento de que ele sabe gerenciar melhor as finanças da família, é um exemplo de violência patrimonial que muitas mulheres vivenciam”, destacou.

A defensora explicou ainda que, apesar de mulheres em situação de vulnerabilidade social serem vítimas de violência em maior número, a maioria das mulheres, independentemente da condição social, raça, cor ou nível de graduação, já sofreram algum tipo de agressão.

Dados recentes da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP-TO) apontam o município de Porto Nacional como 3º em incidência de casos de violência contra a mulher, ficando atrás apenas de Palmas e Araguaína.

Para a defensora Pollyana Assunção, a educação é o caminho para que essa realidade possa mudar: “Nosso desafio, enquanto defensores dos direitos da mulher, é mudar a ideologia atual que considera a mulher como propriedade do homem. Em que ela não tem poder de escolha sobre as próprias ações, dinheiro ou mesmo o próprio corpo. Nós precisamos fortalecer a rede com todos os agentes, não somente os órgãos públicos, mas a sociedade civil organizada, líderes religiosos e dentro das nossas casas. Precisamos reeducar os homens e educar os meninos, para que não se tornem futuros agressores”.

Comitê Portuense de Políticas Públicas
Durante o I Fórum de Políticas Públicas de Proteção à Mulher, foi assinado pelo prefeito Ronivon Maciel, o decreto que cria o Comitê Portuense de Políticas Públicas para Mulheres, que será composto por órgãos dos poderes executivo estadual e municipal, segurança pública, universidades, organizações civis e religiosas, com o objetivo de desenvolver estratégias para a redução nos casos de violência contra a mulher no município de Porto Nacional.

keyboard_arrow_up