edit Editar esse Conteúdo

Em Paraíso do TO, violência obstétrica e saúde mental são focos de conversa com mulheres gestantes

Publicado em 10/04/2024 11:06
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Defensora pública Isakyana Ribeiro durante palestra para mulheres gestantes - Foto: Secretaria Municipal de Assistência Social de Paraíso do Tocantins - Divulgação

Matéria atualizada às 11h49

Violência obstétrica foi o tema de uma palestra da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), em Paraíso do Tocantins, a 61 km de Palmas, em um encontro com 40 mulheres gestantes nessa terça-feira, 9. Com foco na educação em direitos, palestrou sobre o assunto a defensora pública Isakyana Ribeiro de Brito Sousa.

“O diálogo claro e aberto sobre esse tema é importante para que sejam desenvolvidos, cada vez mais, mecanismos para a prevenção da violência obstétrica e a informação e a educação em direitos é necessária. E esse é o papel da Defensoria”, comentou a Defensora Pública que conversou com gestantes do “Simplesmente Mãe”, projeto realizado pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Smash).

Segundo Isakyana Ribeiro, uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo apontou que aproximadamente uma em cada quatro mulheres já sofreu algum tipo de violência durante o parto, no pré-parto e no puerpério.  “Esses maus tratos, sejam através de violência psicológica ou física, abusos e desrespeitos sofridos por essas mulheres, inclusive com intervenções desnecessárias, invasivas, é considerado violência obstétrica. É preciso falar sobre violência obstétrica, haja vista que o parto é um momento muito importante para a mulher, algo que vai ser lembrado por toda a vida. Mas, infelizmente, para um número muito grande de mulheres, as lembranças não são as que elas gostariam de ter”, destacou a Defensora Pública.

Saúde Mental

Também nessa terça-feira, as mulheres contempladas pelo Projeto participaram de uma roda de conversa com a psicóloga da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO em Paraíso do Tocantins, Nilda Belo, sobre saúde mental. Na ocasião, Nilda falou sobre a importância do autocuidado no decorrer da gestação, mudanças hormonais e emoções, baby blue no período puerpério, depressão e rede de apoio.

Projeto

O Simplesmente Mãe é um projeto voltado para gestantes que participam de encontros semanais com palestras que abordam cuidados durante a gravidez, pós-parto, bem como serviços e direitos da mãe e do bebê.

keyboard_arrow_up