edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO encontra familiares de jovem portador de necessidades especiais

Publicado em 06/02/2015 09:12
Autor(a): Autor não informado
DPE-TO encontra familiares de jovem portador de necessidades especiais - Foto: Glaucia Carneiro Gonçalves Costa/HRG

Surdo/mudo e portador de doenças mentais, o assistido Kaíque Bezerra de Oliveira, 21 anos, foi internado no HRG - Hospital Regional de Gurupi em novembro de 2014, após ser encontrado em via pública, vítima de agressão física. Ele permanece na unidade mesmo em alta, desde novembro de 2014, causando ao hospital alguns transtornos, inclusive à rotina diária da unidade, especialmente, em face de sua condição de incapaz, não podendo ser simplesmente liberado do Hospital. Kaíque manifesta constantemente o desejo de voltar ao seio familiar.

Após esgotar todas as possibilidades de busca de informações, a direção do Hospital entrou em contato com a 6ª Defensoria Pública de Gurupi, solicitando a tomada de providências urgentes, no sentido de trazer uma solução ao Hospital.

De acordo com a defensora pública Chárlita Teixeira, responsável pela Vara das Fazendas e Registros Públicos, os familiares já foram encontrados e o reencontro acontecerá na segunda-feira, 09, na cidade de Arapoema, local onde reside o pai de Kaique. “Ele é uma pessoa especial, assim, além de localizar o pai, estamos envidando esforços no sentido de que ele seja levado em segurança, acompanhado de uma técnica de enfermagem que conquistou sua confiança no tempo em que esteve no Hospital. Segundo relato das profissionais que o acompanham no Hospital, ele sente muita falta de assistência afetiva, expressa o tempo todo, por meio de mímica, que quer voltar logo para o lar”, descreve a Defensora Pública.

Pesquisa

A Defensoria Pública em Gurupi conseguiu encontrar os familiares de Kaíque, por meio de pesquisa no sistema Infoseg, uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil. “Via Infoseg, localizamos o endereço dele em uma casa abrigo em Araguaína, mas quando a equipe foi até o local constatou-se que os dados só traziam informações  dos últimos dois anos da Instituição, sem apontar indicação de sua origem familiar. Foi quando fizemos uma nova pesquisa, desta vez com os dados do pai,  quando então encontramos o endereço do pai, localizando-o no município de Arapoema.  Com o trabalho de nossa equipe técnica, restou confirmado que a pessoa localizada realmente tratava-se do pai  do incapaz e este manifestou seu desejo de recebê-lo. O pai relatou que não vê o filho desde criança e esta extremamente ansioso para vê-lo em sua casa”, explica a assistente social da Defensoria Pública em Gurupi, Daniela Maria da Silva. A mãe de Kaíque não foi localizada, mas segundo o pai do Assistido, ela reside em Pedro Afonso. 

Texto: Cinthia Abreu

keyboard_arrow_up