edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO apoia ações de saúde para reeducandos em alusão à campanha Novembro Azul

Publicado em 18/11/2014 13:02
Autor(a): Autor não informado
DPE-TO apoia ações de saúde para reeducandos em alusão à campanha Novembro Azul - Foto: Keliane Vale

Em prol da saúde do homem, a DPE-TO – Defensoria Pública do Tocantins, em parceria com a Secretaria de Saúde de Wanderlândia, levou nesta segunda-feira, 17, ações de saúde aos reeducandos na unidade prisional da localidade, com exames e palestra educativa em alusão ao Novembro Azul, campanha nacional de combate e conscientização ao câncer de próstata.

As ações de saúde foram desenvolvidas pelos profissionais da UBS – Unidade Básica de Saúde que já atende à Cadeia, e nesta oportunidade, os detentos interessados em realizar exames de próstata receberam encaminhamento, e todos os demais realizaram testes de glicemia e pressão arterial. Conforme a diretora da UBS, Marilene Silvério, a assistência de saúde é freqüente na unidade prisional, sendo disponibilizados serviços de odontologia e exames de rotina.  

A DPE-TO apoia ações que garantam o acesso efetivo aos direitos essenciais, como a saúde. Para a assistente social Maria Geovanísia Rodrigues Mendes, a campanha foi uma oportunidade para valorizar o público masculino, incluindo os reeducandos na ação, bem como ampliando a presença da Defensoria Pública em ações positivas no sistema carcerário.  

O diretor da cadeia pública, Jean Carlos Gomes Ferreira, destacou as parcerias que têm garantido o bom funcionamento da unidade. “Além desta campanha de saúde, temos recebido apoio de diversas instituições e até mesmo da população para a manutenção de projetos que desenvolvemos na unidade”, comemorou Ferreira.

Atendimento jurídico

Na ocasião, o defensor público substituto Felipe Fernandes Magalhães, que passou a atuar na comarca de Wanderlândia recentemente, conheceu as instalações da Cadeia Pública e ouviu os detentos. O Defensor Público manterá visitas constantes na unidade para prestar informações sobre o andamento processual de casa detento.

 

Texto: Keliane Vale

keyboard_arrow_up