edit Editar esse Conteúdo

Defensora Pública ministra palestra sobre as formas de violência contra a mulher

Publicado em 22/03/2024 17:46
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
Téssia Carneiro é defensora pública e atua na 2ª Defensoria Pública da Violência Doméstica de Palmas - Foto: Marcelo Les / Comunicação DPE-TO

Titular da 2ª Defensoria Pública da Violência Doméstica de Palmas, a defensora pública Téssia Gomes Carneiro ministrou a palestra “As várias formas de violência contra a mulher” durante uma roda de conversa realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O evento aconteceu nesta sexta-feira, 22, no Pleno da Justiça Eleitoral Tocantinense.

Na ocasião, Téssia Gomes apresentou uma contextualização histórica dos direitos conquistados pelas mulheres ao longo dos anos, abordou a Resolução nº 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da política de prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação, e explicou, ainda, as diferentes facetas da violência, como a física, a sexual, a patrimonial, a psicológica, a parental, dentre outras. De forma geral, segundo explanou a Defensora Pública, a atuação pluralizada da rede de proteção se faz fundamental para o enfrentamento de todas estas violências.

“Quando uma mulher busca a rede, ela está demonstrando força para romper o ciclo de violência; e a própria rede tem conseguido se fortalecer junto, mas ainda falta muito a ser aprimorado para que este atendimento seja otimizado. Ainda há um foco muito grande na atuação jurídica, por acharem que só ela vai resolver o problema, mas para romper de fato a exposição de uma mulher ao ciclo de violência é necessário, também, o acesso a uma capacitação, a um emprego e aos suportes familiares e multidisciplinares, dentre outros fatores. Desta maneira, sim, é mais fácil empoderar as vítimas de violência para que elas consigam sair de uma relação abusiva”, enfatizou Téssia Gomes.

O evento
O evento teve como público-alvo as(os) servidoras(es) e os membros do TRE-TO, fazendo parte de quatro programas da Instituição: “Combate ao Assédio e à Discriminação”; “Enfrentamento à Violência Doméstica”; “Participação Feminina”; e “Qualidade de Vida”.

Conforme exposto durante a abertura da palestra, a atividade teve como objetivo promover um ambiente de trabalho mais saudável, com mulheres mais conscientes e preparadas para atuar frente às várias formas de violência às quais são submetidas.

Assista à palestra
Para ter acesso à íntegra da palestra, que foi transmitida, ao vivo, no canal oficial do TRE-TO no Youtube, basta clicar aqui!

keyboard_arrow_up