edit Editar esse Conteúdo

Defensor Público visita instalações da Fazenda da Esperança Feminina

Publicado em 25/03/2014 19:35
Autor(a): Autor não informado
Defensor Público visita instalações da Fazenda da Esperança Feminina - Foto: Ascom

 

O defensor público e coordenador do NAC – Núcleo de Ações Coletivas, Arthur Luiz Pádua Marques, visitou na tarde desta terça-feira, 25, as instalações da Fazenda da Esperança Feminina, juntamente com o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano.

Na ocasião foram realizadas apresentações sobre as comunidades terapêuticas existentes no Estado, entre elas Leão de Judá, Ser Livre, Sementes do Verbo e a Fazenda da Esperança. Cada representante das comunidades relatou as dificuldades enfrentadas, os avanços, os resultados e as expectativas em torno do trabalho ainda a ser desenvolvido. Em comum, a necessidade do reconhecimento e também verbas específicas para que as instituições possam se manter.

O Secretário Nacional e o Defensor Público tiveram também a oportunidade de ouvir relatos dos que passaram pela internação ou ainda estão internados. História como a da missionária “Gabi”, que chegou a Palmas em 2012 com um filho e a missão de coordenar a Fazenda da Esperança Feminina, juntamente com outras duas missionárias. Em sua trajetória de vida, marcas de uma vida de abandono, fugas, drogas, prostituição, descrenças e, por fim, a conscientização de que a história poderia ser mudada, e um novo caminho construído através da internação voluntária e o entendimento sobre ter vontade de sair do vício.

Vitore Maximiano anunciou o lançamento de dois editais para disponibilização de recursos para Municípios e Organizações Não Governamentais para serem investidos em projetos de prevenção, onde terão prioridades aqueles locais com números relevantes de consumo de drogas. “As comunidades terapêuticas estão dentro de uma Rede de Atendimento e Tratamento e precisam ser reguladas, e essa regulação também passa pelos gestores locais. Nós precisamos de regras claras, focadas na garantia de direitos humanos para que as pessoas acolhidas não passem por locais e acolhimentos inadequados”.

Observatório Tocantinense de Informações sobre Drogas

O Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas veio ao Estado acompanhar o lançamento do Observatório Tocantinense de Informações sobre Drogas – OTID, que acontece nesta quarta-feira, 26, às 14h, no auditório do Ministério Público Estadual. 

O OTID é um espaço eletrônico de informações que disponibilizará conteúdo acerca da problemática das drogas a quem interessar e ofertará informações locais, nacionais e internacionais, como pesquisas, tendências, diagnósticos, ações de enfrentamento contra o álcool e outras drogas, além de ser uma ferramenta de articulação da rede de tratamento à dependência química com informações sobre onde o usuário poderá encontrar o tratamento mais próximo de sua casa.

Autora: Alessandra Bacelar

keyboard_arrow_up