edit Editar esse Conteúdo

CEJUR promoverá capacitação aos profissionais da Defensoria Pública do Tocantins

Publicado em 15/08/2007 14:40
Autor(a): Autor não informado
Lançamento do CEJUR reúne profissionais e estudantes de Direito - Foto: Maradona
“A implantação do CEJUR – Centro de Estudos Jurídicos, marca a inserção da Defensoria Pública do Tocantins no papel de difusora do conhecimento”, disse a defensora pública geral do Estado, Estellamaris Postal, na solenidade de lançamento oficial do CEJUR realizada na manhã desta sexta-feira, 10, no auditório do Sebrae, em Palmas.

De acordo com o coordenador geral do CEJUR, defensor público Bruno Nolasco, o Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública do Tocantins foi criado com a proposta de promover a pesquisa, o aprimoramento e atualização jurídica dos membros e demais servidores da Instituição. “O número de atendimento da Defensoria Pública do Tocantins cresce consideravelmente, mas além de quantitativamente, temos que pensar na qualidade buscando, cada vez mais, a excelência da prestação dos serviços aos nossos assistidos”, ressaltou Nolasco.

O Coordenador do CEJUR acrescentou ainda, durante o seu discurso, que entre as metas de trabalho para os próximos seis meses do CEJUR estão a realização de ciclos de estudos, ampliação do acervo bibliotecário, a realização de concurso para estagiário da Defensoria Pública.

A solenidade de lançamento contou também com assinatura de um termo de parceria entre o CEJUR e o CIMP – Centro Integrado do Ministério Público Estadual, para a realização de eventos jurídicos em conjunto e o intercâmbio de informações jurídicas. O termo foi assinado pela defensora pública geral, Estellamaris Postal, pela procuradora de justiça e coordenadora do CIMP, Vera Nilva Álvares Rocha e pelo coordenador do CEJUR, Bruno Nolasco.

Logo em seguida, a Defensora Pública Geral declarou aberto os trabalhos do CEJUR com a realização da palestra “Garantismo no Direito Penal e a Nova Lei de Crimes Hediondos”, ministrada pelo defensor público do Estado de São Paulo, Gustavo Octaviano Diniz Junqueira. No início da tarde desta sexta-feira, foi realizada a palestra “Aspectos Polêmicos das Recentes Reformas Processuais”, ministrada pelo ex-procurador de São Paulo, Murilo Sechieri Costa Neves.

Ainda no lançamento, foi realizada a entrega simbólica das novas carteiras funcionais dos defensores públicos. As primeiras carteiras foram entregues oficialmente para os defensores Iracema Franco, que atua junto aos Tribunais Superiores, em Brasília, e Nazário Sabino, titular da comarca de Ponte Alta do Tocantins. Portador de deficiência visual, o defensor Nazário Sabino recebeu uma carteira com tradução em braile.

Participaram do lançamento oficial do CEJUR, o secretário da Cidadania e Justiça, Télio Leão Ayres, na ocasião representando o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, a corregedora da Defensoria Pública do Tocantins, Aldaira Parente, o presidente da OAB – TO, Ercílio Bezerra de Castro Filho, o diretor geral da Faculdade Católica de Palmas, Luiz Antônio de Oliveira Damas, além acadêmicos de direito e demais defensores públicos Estado e servidores da Defensoria Pública do Tocantins.

keyboard_arrow_up