edit Editar esse Conteúdo

“Bazar Três Pontos” ganha espaço em feira de exposições que homenageia a mulher no TJ-TO

Publicado em 06/03/2015 17:58
Autor(a): Autor não informado
Bazar Três Pontos participa da programação neste mês de março, da exposição em homenagem a mulher no Tribunal de Justiça - Foto: Loise Maria

As peças artesanais do projeto “Bazar Três Pontos”, produzidas pelas egressas e reeducandas da Unidade Prisional de Palmas, ganharam espaço na feira de exposições em homenagem à mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins, que aconteceu nesta sexta-feira, 6, na sede da Instituição. Foram comercializados tapetes, almofadas, colchas, jogos de mesa e até pintura em tela.

A responsável pelas obras de arte é a egressa Deiliane Soares da Silva. Após o cumprimento da pena, ela encontrou no projeto e na pintura tanto uma oportunidade de superação, como uma fonte de renda. “Eu saí no ano passado e encontrei na pintura, que aprendi com o meu antigo companheiro, uma forma de sobrevivência. Foi assim também com o ‘Bazar Três Pontos’, onde aprendi a criar as peças e hoje ganhei mais uma fonte de renda”, orgulha-se Deiliane, ao reforçar que vende suas peças, com pinturas abstratas e de paisagens, toda semana na Feira do Bosque.

A manicure Maria de Jesus, ou Dijé como prefere ser chamada, é pioneira no “Bazar Três Pontos”. Ela também é egressa e considera que o projeto “mudou a sua vida”, pois por meio dele viu a chance de se ressocializar. “Hoje eu tenho o meu trabalho como manicure, mas consigo tirar uma renda extra com a venda de almofada, jogo de banheiro e muitas outras peças”, revela, acrescentando que viu na feira em homenagem à mulher uma importante forma de divulgar os seus produtos e o Projeto. 

 

Bazar Três Pontos

O “Bazar Três Pontos” foi concebido, em maio de 2013, a partir de três pilares: trabalho, liberdade e geração de renda, onde a produção das peças incide diretamente no tempo de pena a cumprir. A criação do Projeto é fruto da parceria entre a defensora pública Maurina Jácome e da assistente social Simone Martins.

 

Dia da Mulher

Em homenagem ao Dia da Mulher, a programação neste mês de março é extensa em todo o Estado, por iniciativa de instituições e poderes públicos, entre outros. A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins também integra esta agenda, por meio de rodas de conversas, seminários, campanhas e atendimentos jurídicos, entre outras ações.

Já na terça-feira, 10, o Nadep - Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso, o Nudeca - Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente  e o Serviço Social Criminal e de Infância e Adolescente realizam o Dia da Beleza para as adolescentes em conflito com a lei no CEIP - Centro de Internação Provisória Masculina e Feminina. Além das rodas de conversas, serão oferecidos tratamentos de beleza, escova, chapinha, maquiagem, manicure, por meio de uma parceria da DPE-TO com o Instituto Embeleze.

 

Texto: Cinthia Abreu

keyboard_arrow_up