edit Editar esse Conteúdo

Profissão Repórter traz entrevista com defensor público do Tocantins sobre cirurgias cardíacas

Publicado em 21/07/2022 10:20
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Profissão Repórter traz entrevista com defensor público do Tocantins sobre cirurgias cardíacas - Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins Tocantins (DPE-TO) voltou a ser notícia no telejornal “Profissão Repórter”, da Rede Globo. Na noite de quarta-feira, 20, a reportagem trouxe entrevista com o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, coordenador da Central de Atendimento à Saúde (CAS).


Desta vez, a pauta foi sobre cirurgias cardíacas – demanda essa com alta com procura por atendimento e carência de prestação de serviços em todo País. Além de dados nacionais, a matéria jornalística mostra a fila de espera no Tocantins, que já conta com cerca de 2 mil pessoas aguardando por cirurgia no Hospital Geral de Palmas (HGP) e mais de 100 casos de pacientes com doenças graves no coração.  


Foi o caso de Fabiana Costa, filha de uma paciente. Três meses após conseguir a liminar, a mãe dela foi submetida ao procedimento para colocar um marcapasso provisório. Infelizmente, após a sensação de alívio inicial, a idosa não resistiu e acabou falecendo.


Além de entrevistas com pacientes, o “Profissão Repórter” mostrou o atendimento da Defensoria Pública do Tocantins na assistência aos assistidos que necessitam de cirurgia. “A fila aumentou durante a pandemia porque muitos serviços paralisaram, como cirurgias eletivas e ainda falta de material e espaço hospitalar”, declarou o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques. 


Comunidade

No mês de maio deste ano, a DPE-TO participou de outra reportagem do “Profissão Repórter”, que mostrou a atuação de defensores públicos em todo o Brasil. A proposta foi de mostrar a assistência jurídica para brasileiros que não tem dinheiro para pagar uma advogado.

No Tocantins, a equipe do telejornal esteve no Jalapão, mais especificamente para mostrar o atendimento do projeto “Defensoria Itinerante” na comunidade do Mumbuca, no Jalapão. Esta reportagem contou com depoimentos de moradores da comunidade e também dos defensores públicos Arthur Luiz Pádua Marques e Letícia Amorim.

keyboard_arrow_up