edit Editar esse Conteúdo

Pablo Mendonça Chaer toma posse no Conselho Superior da Defensoria Pública

Publicado em 04/07/2022 14:25
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Pablo Chaer foi empossado como novo membro do Conselho Superior da DPE-TO - Foto: Loise Maria/ DPE-TO

O defensor público Pablo Mendonça Chaer foi empossado membro do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), nesta segunda-feira, 04. Em seu discurso de posse, o mais novo membro do Conselho agradeceu aos pares pelo apoio e se colocou à disposição para contribuir com uma atuação democrática. “Foi uma eleição muito apertada e pretendo conversar com todos os colegas sobre as propostas para a Defensoria, pois eu gostaria de ser um conselheiro o mais aberto possível”.

A solenidade na sala do Conselho Superior fez com que Pablo Chaer se lembrasse de outro momento importante de sua carreira, a posse enquanto defensor público. “Há seis anos e meio eu estava aqui tendo um dos dias mais felizes da minha vida, o dia da minha posse. E hoje estou aqui de volta para compor o Conselho Superior”, disse ele, acrescentando ainda agradecimento à esposa Isabela Soares Eulálio, que esteve presente na solenidade de posse, pelo amor e companheirismo na vida pessoal e profissional.

O defensor público ressaltou que essa conquista profissional é mais um resultado da atuação coletiva, na defesa de vulneráveis. “O trabalho do Nuamac de Araguaína é árduo, mas também de formiguinha, que me foi contemplado há três anos e meio e que me rendeu uma atuação coletiva muito eficiente. Conseguimos pleitear direitos humanos que não eram muito visíveis na cidade, como dos venezuelanos, da acessibilidade, de população de rua. Um legado que a gente deixa em Araguaína e me qualifica em termos de articulação política para lutar em defesa dos nossos assistidos”, considerou.

O presidente do Conselho Superior em substituição, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, ressaltou que a instituição possui defensoras e defensores aguerridos, que fazem a diferença na prestação de serviço à população tocantinense, e deu as boas vindas a Pablo Chaer. “A eleição do Conselho nada mais é do que um reconhecimento pela própria carreira e da importância dos trabalhos desenvolvidos na instituição. Estou muito feliz também de ver essa representatividade de colegas do interior lutando pelas pautas do Conselho e tenho a certeza de que a sua presença aqui vai enriquecer os nossos debates”, concluiu.


Mandato

A posse do defensor público Pablo Chaer decorre do término do mandato do defensor público Fabrício Dias Braga de Sousa, que recebeu os cumprimentos e elogios dos colegas pelo tempo de dedicação ao Conselho Superior no último biênio. “Agradeço a todos que comigo estiveram nessa caminhada no Conselho, pelo período de crescimento juntos, pois é nas construções coletivas que a gente engrandece a instituição e a gente aprende a não estar de um lado só, mas a falar, voltar atrás e lutar pelo que é melhor para a instituição. Creio que contribui à medida da minha capacidade e limitações, mas acredito que ficou um saldo positivo”, expressou Fabrício Dias. Ele aproveitou a ainda para desejar sorte ao colega empossado. “Muita sorte nessa caminhada, sabemos do seu notório engajamento pela instituição e acredito que o senhor vai trazer esse novo oxigênio para o Conselho”, complementou.

A solenidade aconteceu em forma presencial e online e também estiveram na solenidade os demais membros do Conselho Superior – Arassônia Maria Filgueiras, Daniel Felício Ferreira, Rubismark Saraiva Martins, Maciel Araújo Silva, Marlon Costa Luiz Amorim e Guilherme Vilela Ivo Dias.


Pablo Chaer

Casado com Isabela Soares Eulalio, Pablo Mendonça Chaer é filho de Murilo de Morais Chaer e Carmem Lúcia Mendonça e tem dois irmãos - Mateus Mendonça e Guilherme. É natural de Uberlândia (MG), graduado em Direito e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como advogado por três anos e foi aprovado no Concurso Público da Defensoria Pública do Estado do Tocantins em 2013.


Depoimentos:

 

Arassônia Maria Filgueiras (corregedora-geral): “Seja bem-vindo e tenho a certeza de que o senhor contribuirá muito com as matérias deste Conselho Superior para colocar a Defensoria Pública cada vez melhor em meio à sociedade”, ressaltou.

 

Guilherme Vilela (presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins): “Doutor Pablo é uma pessoa que tem uma representatividade e notoriedade gigantesca, uma pessoa de coração verde, com uma atuação gigantesca junto ao Núcleo, que parece que foi feito para o senhor, que levou a Defensoria para fora do gabinete, atendeu às pessoas mais invisíveis e trouxe cidadania a pessoas vulneráveis.”


Maciel Araújo Silva (conselheiro): “Parabenizo pela posse de hoje, pela atuação de notório serviço realizado, pois o senhor sempre elevou o nome da Defensoria a um patamar alto. E tenho certeza de que a sua atuação no Conselho vai fortalecer ainda mais a nossa atuação”.


Marlon Costa Luz Amorim (conselheiro): “Eu vi o início da sua carreira e estou muito feliz de prestigiar a posse do doutor Pablo aqui no Conselho Superior, que é a cúpula da nossa instituição e define os rumos da nossa instituição e faça valer a pena a posição que você conquistou”.


Kaline Fortaleza (secretária do Conselho): “Seja muito bem-vindo. Eu tive o prazer de redigir a ata no dia da sua posse, do concurso de promoção e você realmente estava muito feliz, assim como está sempre de bom-humor, e agora tenho o prazer de redigir a sua ata na posse como conselheiro. Essa eleição é mérito seu, meus parabéns”.

keyboard_arrow_up