edit Editar esse Conteúdo

Escola Superior da Defensoria recebe mais de 240 livros técnicos e profissionalizantes do Senac-TO

Publicado em 30/06/2021 14:26
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Téssia Carneiro [E] assina Termo de Cessão dos livros doados pelo Senac-TO ao lado de Lúcia Córdula e Betânia Faustino [D]. - Foto: Loise Maria / Comunicação DPE-TO

Doações vão integrar o acervo do projeto “Biblioteca em movimento”, que disponibiliza obras gratuitamente às pessoas assistidas da Defensoria Pública em todo o Tocantins


Em nova ação de parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac-TO), um total de 246 livros será integrado ao projeto “Biblioteca em movimento”, da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep). A entrega das obras ocorreu nesta quarta-feira, 30, na sede do Senac-TO, em Palmas.

Os novos volumes serão distribuídos pelas unidades defensoriais em todo o Estado e, posteriormente, disponibilizados gratuitamente para as pessoas assistidas pela Instituição. 

Para a diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Carneiro, a partir da disponibilização das obras doadas pelo Senac-TO, as pessoas assistidas pela Defensoria poderão se sentir estimuladas a buscarem novos conhecimentos e, inclusive, aprimoramentos que proporcionem a ampliação da própria renda familiar.

“Ao terem acesso às obras, as pessoas assistidas têm acesso não só aos livros em si, mas, também, a informações sobre os cursos do Sistema S. Assim, é criada a possibilidade de que estas mesmas pessoas busquem pelas formações, aumentando a chance de ganho de renda”, ressalta Téssia Carneiro.

Promovendo cidadania
Gerente de educação profissional do Senac-TO, Dirce Betânia de Oliveira Faustino conta que a disseminação de conhecimentos por meio de parcerias de doação de livros torna mais amplo o alcance da formação profissional para as pessoas.

“O Senac tem a função primordial de tornar efetivo o princípio da formação continuada; e uma das possibilidades que a educação promove é a da geração de emprego e renda. E para este público hipossuficiente, que é o da Defensoria, se torna ainda mais ainda relevante ter acesso a estes livros, que são uma excelente oportunidade para despertá-los para a profissionalização, para a geração de renda; enfim, para a busca da cidadania”, enfatiza Betânia Faustino.

Presenças
Também participaram do evento de entrega das obras doadas os servidores da Esdep Marcelo Werneck de Souza Saraiva e Alexandro Gonçalves de Lima, e a assessora de Operações com o Mercado de Senac-TO, Lúcia Córdula dos Santos.

Biblioteca em movimento
O projeto tem a finalidade de possibilitar às pessoas assistidas a leitura de livros, que ficam disponíveis para as pessoas enquanto aguardam atendimento. As obras também podem ser levadas para casa.

Em razão do atendimento remoto, desde que iniciou a pandemia, atualmente os livros não estão sendo disponibilizados, por conta das sedes estarem fechadas para atendimento ao público. 

Como doar
Mais informações sobre doações para o projeto com a Esdep por meio do número 3218-6776 ou pelo e-mail escolasuperior@defensoria.to.def.br.

keyboard_arrow_up